Autoridades investigam aumento no número de casos de chikungunya

03/04/2015 10h15


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarO número passou de 30 casos registrados para 52 confirmações.(Imagem:G1 PI)O número passou de 30 casos registrados para 52 confirmações.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) investiga mais de 50 casos de chikungunya em Teresina. A doença, que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, o aedes aegypti, tem sintomas mais fortes e tem assustado a população. No hospital da Primavera, na Zona Norte de Teresina, são em média cem atendimentos por dia, gente incomodada com tanto desconforto.

O funcionário público Gonçalo Lopes, passou mais de uma semana afastado do trabalho e não esqueceu os sintomas que tanto o incomodaram. “Dores pelo corpo, rigidez nas articulações, muita dor de cabeça e uma febre alta. A pessoa sente indisposição para tudo”, contou.

A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

De acordo com o médico Kelson Veras, em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência. “Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras” explicou.

Segundo a enfermeira Ivone Manon, o tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos, analgésicos e líquidos para aliviar os sintomas. “Muito repouso, hidratação, fazer o uso de soro oral e sempre procurar os médicos para fazer o acompanhamento”, relatou.

Como o número aumentou e a forma de doença é a mesma da dengue, a diretora da vigilância sanitária, Amariles Borba, aleta para o combate a doença. “É muito importante que os pais exijam das escolas para examinar os colégios e outros ambientes para verificar se não existe criadouro de mosquito”, alertou a diretor.