Aumenta em 30% as agressões por arma branca no réveillon e HUT faz alerta: "é preocupante"

03/01/2018 08h33


Fonte Cidadeverde.com

O atendimento às vítimas de agressão por arma branca aumentou no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) durante o período do Réveillon 2017. Dos 550 atendimentos, 30 foram só desse tipo de agressão, o que representou um aumento de 30% quando comparados os dados de 2017 com 2016. Com relação ao Natal 2017 o aumento foi ainda maior quando comparado ao ano retrasado, pois o aumento foi de 150%, com 12 pessoas vítimas de arma branca.

De acordo com o HUT, os atendimentos às vítimas de agressão física continuam aumentando durante os feriados prolongados e períodos festivos, inclusive, superando o esperado para os acidentes de trânsito.

O diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, disse que o aumento com relação às agressões físicas é preocupante, pois são pacientes graves que já chegam com risco iminente de morte.

“Esses pacientes necessitam de um atendimento especializado e urgente, pois a maioria chega ao hospital com lesões graves que necessita de intervenção cirúrgica. Só hospitais do porte do HUT tem condições de oferecer o suporte adequado a esses pacientes”,
ressaltou o diretor.

Imagem: Cidadeverde.comGilberto Albuquerque, diretor geral do HUT.(Imagem:Cidadeverde.com)Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT.

Outros dados

Também durante o Réveillon foram realizadas 134 cirurgias. Sobre as vitimas de agressão física o HUT também atendeu quatro vítimas de arma de fogo e 11 por espancamento.

Dentre os acidentados de trânsito foram atendidos: 129 vítimas de acidentes com moto, nove com carro e nove atropelamentos.

Em todo o ano de 2017 foram atendidas 2.826 pessoas vítimas de agressão física, dentre as quais 1.385 foram vítimas de arma branca, 815 arma de fogo, 514 espancamento e 112 outros meios.

“Podemos verificar que dentre as agressões físicas a arma branca representa quase 50% do atendimento. E o que está nos chamando mais a atenção é que esse número está aumentando a cada ano”,
alerta o diretor.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: atendimento, arma, aumento