Atividade física aumenta a expectativa de vida dos idosos

03/10/2014 09h33


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarPrática de esportes e o bom humor contribuem para a longevidade.(Imagem:G1 PI)

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgou que os idosos estão vivendo mais no Brasil. Neste ano, dos 201.5 milhões de habitantes, cerca de 26.1 milhões são pessoas acima dos 60 anos de idade. Com relação à expectativa de vida, os idosos passaram de 12.6% em 2012 para 13% em 2013. Para especialistas: o bom humor e a prática de atividades físicas contribuem para a longevidade.

A aposentada Raimunda Maria do Nascimento, de 96 anos, faz parte desse grupo. Ela nasceu no interior do Piauí, na cidade de Água Branca, mas há 26 anos deixou a vida no campo para viver na capital Teresina. Segundo ela, a mudança foi imporante porque lhe trouxe mais qualidade de vida e, apesar das dificuldades, a aposentada revela que, para conquistar ainda mais a longevidade com saúde e bom humor, foi essencial o carinho e os cuidados da família.

“É a alegria e o prazer de ter todos pertinho de mim. Porque todos gostam de mim, me amam. É neto, é bisneto tudo me cheirando, abraçando e agarrando”, declarou a aposentada. A filha de Raimundo também garante que “é uma alegria sem tamanho vê a mãe chegar aos 96 anos saldável e com lucidez”.

Exercícios Físicos

Além do bom humor e uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos também contribui para uma melhor qualidade de vida. Para a educadora física Rose Silva, é crescente o número de pessoas que buscam nas atividades físicas um motivo a mais para prolongar os anos de vida. Foi nessa busca que a aposentada Francisca Correria, de 65 anos, encontrou motivos para não deixar a velhice fazer-lhe uma pessoa sedentária.

“(As atividades) servem muito bem para a saúde, para o físico da pessoa, a pessoa que não faz se encosta e fica dura, entrevada, não anda, não caminha pq não faz uma atividade física”,
contou Francisca, que pratica natação há oito anos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vida, aposentada, atividades