Assembleia vai decidir sobre continuidade da greve dos Correios no Piauí

22/09/2020 15h29


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Roberta Aline/Cidadeverde.comAssembleia vai decidir sobre continuidade da greve dos Correios no Piauí.(Imagem:Roberta Aline/Cidadeverde.com)

Funcionários dos Correios no Piauí devem continuar em greve, apesar de decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aprovou um reajuste de 2,6% e determinou o retorno aos trabalhos nesta terça-feira (22), sob pena de multa. A categoria se reúne em assembleia geral às 18h, na sede do sindicato, para deliberar sobre a continuidade ou não do movimento.

A tendência é que no Piauí o sindicato siga a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect), que orientou os trabalhadores a permanecerem mobilizados em greve e acusou o TST de ter proferido uma decisão política.

"A orientação da federação é manter a greve, mas cada sindicato tem autonomia para decidir. Há uma revolta muito grande, um desejo de radicalização, mas a gente sabe que a classe trabalhadora e ainda é muito passiva. Diante do que está acontecendo no país, era pra gente atropelar o TST, não cumprir essa decisão. Mas vamos aguardar o que vai ser deliberado na assembleia", disse o diretor financeiro do sindicato dos Correios no Piauí, José Rodrigues.

Aproximadamente 1400 trabalhadores atuam nos Correios em todo o Piauí. A categoria está parada desde o dia 18 de agosto, seguindo o movimento nacional, iniciado em 17 de agosto.

Além do acordo salarial, o movimento dos trabalhadores dos Correios também é uma reação às propostas de privatização da empresa, levantadas recentemente pela equipe econômica do Governo Federal.

Transportadoras assumem demanda dos Correios no Piauí

Em meio à greve dos Correios, o Sindicato dos Transportadores de Cargas e Logística do Piauí informou que tem recebido parte da demanda reprimida no Estado. Apesar das dificuldades, como a redução do número de veículos, o presidente da categoria, Humberto Lopes, garante que as entregas de mercadorias devem continuar sendo realizadas no Piauí, sem prejuízos à população.

"Estamos preparados, atendendo à sociedade. Não vai faltar absolutamente nada por falta de transporte rodoviário de carga. Gostaria de tranquilizar a sociedade piauiense de que estamos prontos para assumir essa demanda dos Correios, principalmente com apoio da Secretaria de Fazenda que tem feito um trabalho de liberação das notas. A gente está conseguindo manter o padrão até melhor do que o dos Correios em relação às entregas", disse o presidente do Sindicapi.

Por conta da greve dos Correios, os depósitos das empresas de carga e logística em Teresina passaram a registrar uma lotação de mercadorias e produtos. Apesar do aumento da demanda, o sindicato da categoria diz que o serviço deve continuar sendo ofertado à população.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: correios, sindicato, greve