Assassino passou 4h com estudante morta em sala de universidade no Piauí; veja cronologia do crime

07/02/2023 09h56


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoO que se sabe sobre assassinato de estudante de jornalismo na Federal do Piauí.(Imagem:Reprodução)

Depois de abusar e matar a estudante Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, o assassino passou cerca de quatro horas com o corpo dentro da sala onde ocorreu o crime, na Universidade Federal do Piauí, segundo a polícia.

Thiago Mayson, de 28 anos, que está preso, foi indiciado pelo estupro e feminicídio de Janaína. Conforme a polícia, ele cometeu violências sexuais depois da vítima morta e ainda fez imagens do corpo enquanto esteve com a jovem.

Ao g1, a polícia informou de forma estimada a cronologia do crime.

Confira a cronologia do crime:


23h

Janaína Bezerra foi para uma festa de calouros no Centro de Ciências da Natureza (CCN), na universidade, na noite do dia 27 de janeiro. Janaína chegou na festa depois da amiga, Rainara Silva, que foi uma das pessoas ouvidas pelo pela polícia para elucidar o crime.

2h30 - 3h

Os dois foram juntos a uma sala de estudos à qual Thiago tinha acesso, por ser estudante do mestrado, entre 2h30 e 3h, conforme estimativa da polícia.

Janaína e Thiago já tinham se beijado em uma festa em dezembro de 2022. No entanto, segundo a delegada do caso, Natália Figueiredo, eles não mantiveram relacionamento, porém o encontro anterior fez com que ela fosse com ele à sala da universidade. No local, a vítima foi violentada sexualmente.

3h40

De acordo com a polícia, após a prisão, foram encontradas no celular do agressor imagens que mostram a primeira violência sexual, gravadas por volta de 3h40. Neste horário, conforme as imagens, a vítima estava viva. Contudo, um vídeo gravado momentos depois mostra que Janaína sofreu violência sexual já morta. Segundo a polícia, nas imagens ela está coberta de sangue.

4h30

Segundo as investigações, Janaína morreu entre as 4h30 e 5h. Depois desse horário, o assassino gravou vídeos da vítima morta sendo abusada. Ele permaneceu com ela na sala pelo menos por quatro horas, das 5h às 9h, conforme a polícia.

9h30

Por volta das 9h30 um segurança da UFPI viu Thiago com Janaína nos braços caminhando pelo setor de matemática da universidade. O segurança disse à polícia ter percebido que a jovem não tinha pulsação e que estava com as pupilas “viradas”.

No hospital, a equipe médica relatou que ela já chegou sem vida. O laudo do IML constatou que ela sofreu estupro e morreu após ter o pescoço quebrado, por asfixia.

Indiciamento
Imagem: Lucas Marreiros/g1Delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso.(Imagem:Lucas Marreiros/g1)Delegada Nathalia Figueiredo, do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), investiga o caso.

O inquérito policial foi concluído no dia 5 de fevereiro e foi remetido à Justiça. O prazo para a conclusão da investigação encerrava nesta segunda-feira (6), mas o inquérito foi concluído antes para evitar que passasse o prazo de 10 dias e o suspeito, que está preso preventivamente, pudesse ser colocado em liberdade.

A delegada Natália Figueiredo informou que Thiago Mayson foi indiciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. O indiciamento também inclui os crimes de estupro, vilipêndio de cadáver (violência após a morte) e fraude processual, já que o suspeito tentou ocultar provas do crime.

As qualificadoras para o crime de homicídio são formas de somar outros crimes na acusação para aumentar a pena. No caso de Thiago Mayson, dois pontos foram considerados agravantes: emprego de meio cruel (já que ela morreu em decorrência de uma asfixia em que teve o pescoço quebrado) e por feminicídio (considerando a condição de mulher da vítima).

Estupro e morte de Janaína Bezerra

Janaína da Silva Bezerra, 22 anos, foi estuprada e assassinada na madrugada do dia 28 de janeiro durante uma festa de calourada ocorrida no espaço do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no campus de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O suspeito, Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos, está preso. Ele é estudante do mestrado em matemática da instituição e foi encontrado com a jovem desacordada nos braços por seguranças da instituição, que conduziram a vítima e o suspeito ao Hospital da Primavera.

Conforme investigação da polícia, com base em colheita de provas e depoimentos, os dois já se conheciam e se encontraram na festa. O jovem, por usar uma das salas do mestrado para estudos, tinha a chave do local, onde levou a vítima.

Ele chegou a relatar à polícia que os dois tiveram sexo consensual, até que a jovem desmaiou em dois momentos. Na segunda vez, ele saiu da sala com a jovem nos braços, segundo ele, para buscar ajuda. Os seguranças informaram, segundo a polícia, que quando encontraram os dois, a jovem tinha manchas de sangue nas partes íntimas e já estava sem pulsação.

No hospital, a equipe médica relatou que ela já chegou sem vida. O laudo do IML constatou que ela sofreu estupro e morreu em decorrência de ter tido o pescoço quebrado.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews