Arqueóloga e professora Niéde Guidon toma posse na Academia Piauiense de Letras

28/11/2020 14h04


Fonte G1 PI

Imagem: Celso Tavares/G1Arqueóloga e professora Niéde Guidon toma posse na Academia Piauiense de Letras(Imagem:Celso Tavares/G1)Arqueóloga e professora Niéde Guidon toma posse na Academia Piauiense de Letras

A arqueóloga e fundadora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Niéde Guidon, tomou posse na cadeira de número 24 na Academia Piauiense de Letras (APL). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (27) de forma virtual.

O presidente da APL, Zózimo Tavares, explicou que pela primeira vez a Academia realizaria uma solenidade fora de Teresina. A posse de Niéde estava prevista para o dia 14 março, em São Raimundo Nonato, mas precisou ser adiada devido à pandemia do novo coronavírus.

Durante a posse, Niéde lembrou como tomou conhecimento das pinturas rupestres no Piauí. Ainda no curso de História Natural na Universidade de São Paulo, ela organizou uma exposição e foi informada por um visitante, na época prefeito de Petrolina (PE), que a cidade de São Raimundo Nonato (PI) tinha pinturas nos paredões de pedra.

Imagem: FUNDHAMNiède Guidon protege há quase quatro décadas tesouros da arqueologia brasileira (Imagem:FUNDHAM)Niède Guidon protege há quase quatro décadas tesouros da arqueologia brasileira 

Em 1970, Niéde Guidon como professora na França veio em missão até o Piauí para conhecer as pinturas rupestres em São Raimundo Nonato. A jovem pesquisadora fez uma das maiores descobertas arqueológicas ao encontrar desenhos datados de até quase 30 mil anos, que comprovam a existência do homem americano.

"Eu cheguei em São Raimundo Nonato e perguntei algumas pessoas sobre as pinturas nas paredes, e elas me mostraram alguns sítios. Eu vi a importância dessas pinturas completamente de tudo que se conhecia. Fotografei e consegui na França uma missão para vir até aqui. Em 1973, eu voltei com uma equipe de alunos e aqui ficamos mais de um mês fazendo o levantamento dessas pinturas e vimos a quantidade impressionante de sítios e a importância da região", comentou.

Em 1978, as pesquisas de Niéde despertavam o interesse de biólogos e paleontólogos de todo o mundo, que resultou na missão Franco-Brasileira, que tinha o objetivo de estudar a parte pré-histórica, meio ambiente e meio social.

Somente em 1979 foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara, e no ano seguinte surgiu a Fundação do Homem Americano para facilitar e financiar as pesquisas na região.

Imagem: Celso Tavares/G1Detalhe de pintura pré-histórica no Parque Nacional da Serra da Capivara(Imagem:Celso Tavares/G1)Detalhe de pintura pré-histórica no Parque Nacional da Serra da Capivara

Graças às descobertas da arqueóloga, a Unesco reconheceu o Parque Nacional da Serra da Capivara como Patrimônio Cultural da Humanidade.

"Eu agradeço todos que me ajudaram durante esses anos com as pesquisas e a criar o Parque Nacional Serra da Capivara", declarou Niéde.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: parque, nacional, pinturas