Após seis horas de interdição, BR-316 é liberada por manifestantes

10/06/2015 08h46


Fonte G1 PI

Imagem: Fernando Brito/G1Manifestantes interditaram BR-316 às 12h40 desta segunda-feira (9).(Imagem:Fernando Brito/G1)Manifestantes interditaram BR-316 às 12h40 desta segunda-feira (9).

Interditada por manifestantes desde as 12h40 desta terça-feira (9), a BR-316, saída Sul de Teresina, foi liberada por volta das 18h30, após negociação do grupo protestante com policiais militares, homens da Força Nacional e policiais rodoviários federais. O protesto foi realizado por famílias que ocupam de forma irregular o Residencial Torquato Neto, na Zona Sul de Teresina. Eles exigiam novas moradias e acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida.

Por volta das 16h30, houve tumulto quando um homem foi baleado por um suspeito ainda não identificado. Os manifestantes afirmam que o autor do tiro era um caminhoneiro. O ferido foi levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A assessoria de imprensa do pronto socorro não tinha informações sobre o estado de saúde do baleado.

Determinados, os manifestantes diziam que não liberariam a BR até que representantes do governo do estado e da prefeitura de Teresina negociassem com o grupo. A Coordenadoria de Comunicação do Piauí afirmou que o secretário de governo, Merlong Solano, recebeu representantes das famílias nesta terça-feira e informou que os responsáveis pela seleção e entrega das unidades habitacionais são a Prefeitura de Teresina e a Caixa Econômica Federal.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), afirmou, por meio de nota, que foi feita uma proposta de abertura de um cadastro dos ocupantes para participarem do processo democrático de acesso à unidade habitacional: cadastro-inscrição-sorteio, mas a possibilidade foi negada por eles.

O protesto e bloqueamento da BR-316 causou um grande engarrafamento no dois sentidos da via. O trânsito foi restabelecido por volta das 18h30.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook