Após quatro meses suspenso, passeio no Cânion do Poti será retomado em junho no Piauí

28/05/2022 09h48


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeAgência oferece passeios turísticos no Cânion do Rio Poti.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Agência oferece passeios turísticos no Cânion do Rio Poti.

Após quatro meses de suspensão do passeio do Cânion do Rio Poti, o turismo vai ser retomado na região no mês de junho. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), adaptações foram feitas ao longo do complexo turístico para segurança ambiental e de turistas.

"Foi apontado em relatório do CPRM [Serviço Geológico do Brasil] que alguns trechos são mais vulneráveis a algum tipo de acidente geológico. Então destacamos os pontos que merecem mais atenção, que podem ser evitados, pelo menos nesse primeiro momento, pelos turistas para que a gente possa fazer esse controle ambiental fazendo com que esses passeios ocorram da forma mais segura possível",
afirmou Daniel Marçal, secretário da Semar.

O órgão informou ainda que a visitação de turistas pode ser retomada no próximo mês devido os baixos índices pluviométricos. Segundo a Semar, como orientação do CPRM, após chuvas na região os passeios devem ser suspensos por no mínimo 24h.

Dentre as medidas adotadas para segurança das pessoas e do parque ecológico estão: placas demarcando os limites do complexo turístico, sinalizações para a entrada principal do Cânion, apoios físicos para auxilio de locomoção de turistas e isolamento de áreas consideradas de risco para as pessoas.

"Verificamos os possíveis riscos geológicos decorrente da formação natural, também devido à tragédia ocorrida em janeiro no Capitólio. Porque nosso objetivo é fazer com que o parque tenha sua função ambiental e ao mesmo tempo essa função do turismo ecológico na região dos Cânion do Poti",
destacou Daniel.

Uma das áreas isoladas com risco para as pessoas, foi o trecho final do passeio pelo cânion, que dá acesso a uma cachoeira. De acordo com a Semar, essa região possui paredões estreitos que oferecem risco aos turistas, guias e pessoas que passem pelo local. Agora o acesso à queda de água será feito pela parte externa do cânion, que pode ser acessada pela cidade de Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina.

Outra medida de segurança adotada foi a instalação de boias delimitando para as embarcações que transportam turistas as margens do rio. O objetivo é manter as pessoas mais seguras com o distanciamento dos paredões rochosos .

Os investimentos no local devem ser retomados, segundo a secretaria de meio ambiente municipal e estadual, visando o aproveitamento da região com paisagens naturais e fomentando o turismo sustentável e ecológico.

"Para monitorar o local, as empresas de turismo vão se cadastrar na Semar, tanto as que já realizam atividades quanto os novos empreendimentos, e terão que informar a quantidade de visitantes por dia, quantidade de passeios para que a secretaria faça todo esse controle e mantenha as atividades turísticas", informa Daniel, secretario da Semar.

Cânion do Rio Poti

O Cânion do Rio Poti fica localizado no município de Buriti dos Montes, a 230 km de Teresina. Para garantir a segurança dos turistas, todo o passeio pelo cânion é feito com coletes infláveis.

A excursão pode ser feita através de caiaques, canoas, ou lanchas com capacidade de até 10 pessoas.

Acredita-se que a paisagem tenha se formado através de uma falha geológica provocada por um terremoto há 400 milhões de anos.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: poti, turistas, passeios