Após protestos, funcionários do Lacen recebem vacina contra a Covid-19 no Piauí

25/01/2021 14h54


Fonte G1 PI

Imagem: Lacen/PIApós protestos, funcionários do Lacen recebem vacina contra a Covid-19 no Piauí(Imagem:Lacen/PI)Após protestos, funcionários do Lacen recebem vacina contra a Covid-19 no Piauí

Funcionários do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI) foram vacinados nesta segunda-feira (25). No dia 19 de janeiro, os profissionais de saúde que atuam laboratório realizaram um protesto exigindo que fossem vacinados contra a Covid-19 logo com a primeira remessa de doses entregues pelo Ministério da Saúde no dia 18.

Ao G1, a diretora do Lacen-PI, Walterlene Gonçalves, disse que foi gratificante os funcionários do laboratório serem incluídos no grupo de primeiros vacinados contra a Covid-19 no Piauí.

“O Lacen se empenhou em trabalhar de forma intensa, todos os dias, muitos embora com medo ou cansaço não fugiram de suas responsabilidade", afirmou Walterlene Gonçalves.
De acordo com a diretora do laboratório, no primeiro momento foi priorizado os funcionários da área Covid-19. Até meio-dia de segunda, 60 de um total de 174 funcionários tinham sido vacinados.

“Muitos adoeceram, mas permaneceram firmes com o propósito de dar respostas rápidas para diagnóstico, salvar vidas e quebrar cadeias de transmissão. Sabemos que não tem muita disponibilidade de vacinas, mas iremos esperar a imunização de todos os funcionários, e vamos aguardar o novo cronograma para vacinação do restante dos profissionais”, disse Walterlene Gonçalves.

Lotes de vacinação para o Piauí

O estado do Piauí recebeu no dia 18 de janeiro 61 mil doses da Coronavac e, segundo a Sesapi, estas serão utilizadas para aplicação da primeira e segunda doses nas mesmas pessoas, que não podem tomar vacinas de origens diferentes.

No domingo (24), o Piauí recebeu 24 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19. Os imunizantes vieram em um voo comercial da Azul que desembarcou às 15h30 no aeroporto Senador Petrônio Portella em Teresina.

Público alvo definido no plano estadual de vacinação:
  • Profissionais de saúde (com prioridade para os que estão na linha de frente de combate à Covid-19)
  • Pessoas em abrigos com mais de 60 anos
  • Pessoas com deficiência em abrigos com mais de 18 anos
  • Indígenas vivendo em terras demarcadas
  •  

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: covid, lacen, vacinados