Após polêmica, penitenciária de Campo Maior pode ganhar nome de agente morto na BR-135

19/10/2017 08h50


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarJosé Arimatéia Barbosa Leite(Imagem:Cidadeverde.com)José Arimatéia Barbosa

Um projeto do deputado estadual Dr. Hélio (PR) quer rebatizar a penitenciária de Campo Maior, inicialmente denominada Nelson Mandela. A proposta do parlamentar, apresentada na última quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa, pretende homenagear o agente penitenciário José Arimatéia Barbosa Leite, morto em acidente de trânsito neste ano.

José Arimatéia integrava uma equipe da Secretaria de Justiça do Piauí e seguia para Brasília (DF), para receber equipamentos para o sistema prisional do Piauí. A viatura com os servidores capotou na BR-135, conhecida como "rodovia da morte" pelo número de acidentes registrados - mais de 40 pessoas já morreram nela só em 2017.

Na justificativa, Dr. Hélio ressalta que o agente tinha 28 anos de serviço e, além da homenagem por seu trabalho, seu nome na unidade prisional também servirá para "reconhecer o esforço e a imprescindibilidade da categoria" dos agentes penitenciários.

Polêmica

A penitenciária de Campo Maior deveria ser inaugurada oficialmente em outubro, mas foi aberta em setembro, de forma emergencial, por conta da superlotação da central de flagrantes de Teresina (PI). Só então, o nome aprovado pela Assembleia Legislativa para o local ganhou maior repercussão, sendo alvo de protestos de várias entidades e da sociedade.

Diante da repercussão, o governador Wellington Dias enviou mensagem de veto ao nome aprovado pelos deputados - o que foi aprovado pela maioria.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: nome, aprovado, veto