Após motim na Custódia, agentes penitenciários ameaçam greve em junho

18/05/2016 08h09


Fonte Cidade Verde

O Motim na Casa de Custódia ocorrido na segunda-feira já era previsível segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí e pode acontecer inclusive em outras das 15 unidades do sistema prisional tudo por causa da superlotação dos presídios. De 2004 até hoje a quantidade de presos aumentou de 1600 para 4300 representando 2700 a mais e foram criadas apenas 240 vagas, menos de 10% do que seria necessário para a atual população carcerária.

Nesse mesmo período o número de agentes penitenciários se manteve estável, 700 para todo o Piauí. Os concursos que aconteceram serviram apenas para repor os profissionais que saíram da carreira seja por aposentadoria ou para assumir cargos em outros concursos. A categoria calcula que seriam necessários pelo menos mil agentes para dar conta do trabalho e essa foi a principal reivindicação que motivou a última greve em dezembro de 2015.

Como o compromisso do governo na época ainda não foi cumprido, o Sindicato promete greve para o mês de junho. “Nós não podemos é deixar que a coisa piore ainda mais , acumulando cada vez mais a superlotação, sem que nós busquemos na luta fazer com que o governo entenda que é necessário enfrentar de vez o problema do sistema prisional e que precise ser resolvido”, afirmou Vilobaldo Carvalho, diretor jurídico do Sindicato.

A greve só será votada após o dia 31 deste mês. Sobre o assunto A Secretaria de Justiça enviou uma nota informando que as melhorias no sistema prisional continuam acontecendo na Casa de Custódia, na Penitenciária de Parnaíba e na Casa de Detenção de Campo Maior que inclusive está com 70% das obras concluídas, segundo a Sejus.

A secretaria informou também que está dialogando com o sindicato buscando entendimento sobre os pleitos da categoria de modo a avançar mais em benefício da categoria e evitar uma greve para garantir a segurança no sistema prisional e também a população.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: greve, sindicato, agentes