Após fortes chuvas, água chega próximo a telhado de casas em Itainópolis, no Sul do Piauí

03/04/2024 13h12


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoChuvas cortam estrada em Itainópolis, no Piauí.(Imagem:Reprodução)Chuvas cortam estrada em Itainópolis, no Piauí.

Após volume do rio Itaim aumentar consideravelmente, água invade casas e chega próximo a telhados em Itainópolis, a 365 km de Teresina, e causa prejuízo aos moradores. Pessoas estão ilhadas após passagem molhada ser coberta pela correnteza.

Vídeos gravados por populares mostram os prejuízos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Com a água chegando próximo aos telhados, moradores tiveram que sair as pressas de suas residências. Há o registro ainda de desabamentos de casas na área.

O resumo semanal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apontou que a cidade de Itainópolis está com alerta rosa, com possibilidade de 100 e 200mm de chuvas nesta semana.

"É importante ressaltar que precisamos considerar os alertas diários, pois eles indicam as alterações da interação dos sistemas, daí pode ter a possibilidade de chuvas intensas que acumulem os 100mm em um único dia", explicou a climatologista Sara Cardoso, ao g1.
Trecho de estrada cedeu após forte chuvas

Com o acúmulo de água no acostamento, partes da PI-245 cederam e preocuparam os moradores que passam pela área. Além dos trechos que foram ao chão, outros pontos apresentam grandes rachaduras.

Decreto de Emergência

O Prefeito Municipal de Itainópolis decretou na terça-feira (2), situação de emergência nas áreas da cidade afetadas por enchentes e alagamentos.

No Decreto Nº 015, a Prefeitura considerou o alto nível de água e a vazão do Rio Itaim, que provocou transbordamento e afetou as zonas rural e urbana, gerando danos e até possíveis famílias desabrigadas.

No documento, a prefeitura comprometeu-se ainda a analisar as residências que apresentam risco e resgatar moradores caso seja necessário. O Departamento de Defesa Civil do Município disponibilizou ainda um número para resgate de moradores em perigo: (89) 9 9442-8731.

Aulas suspensas

Em nota, a Secretaria de Educação do município informou que as aulas da Rede Municipal estão suspensas durante o período de 02 a 05 de abril, devido à falta de acesso através das estradas vicinais.

Moradores isolados e estudantes sem aulas em Massapê do Piauí

A barragem da Ingazeira, de Massapê do Piauí, a 376 quilômetros de Teresina, rompeu na segunda-feira (1°) após as fortes chuvas que caíram na cidade. Segundo a prefeitura, três localidades da zona rural ficaram ilhadas.

Na manhã da terça-feira (2), moradores relataram que o volume de água diminuiu, mas os povoados Peixe, Ingazeira e Baixo do Deca continuam isolados devido às estradas intrafegáveis e as passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.

A Prefeitura de Massapê do Piauí decidiu antecipar as férias da rede municipal de ensino da cidade após o rompimento parcial da barragem da Ingazeira ter deixado quatro comunidades isoladas, na segunda-feira (1º).

A decisão é para que os estudantes da região não sejam prejudicados. Embora o volume de água tenha diminuído na terça-feira (2), algumas comunidades seguem isoladas por conta de estradas intrafegáveis e passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estradas, chuvas, correnteza