Após falta de vacinas contra o sarampo, postos de Teresina são reabastecidos

23/09/2019 14h15


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/SESVacina contra o sarampo.(Imagem:Divulgação/SES)Vacina contra o sarampo.

Os postos de saúde de Teresina foram reabastecidos com a vacina da tríplice viral, que combate doenças como sarampo, rubéola e caxumba. Após grande procura pela vacina, os postos de saúde de Teresina oferecem as doses a partir desta segunda-feira (23). O G1 registrou, no dia 20 de setembro, falta de vacinas em alguns postos devido à alta procura.

Veja lista de postos ao final da reportagem.

A FMS recebeu 1980 novas doses que foram distribuídas em 19 salas de vacina da capital. A indicação é de que a vacinação seja aplicada em bebês aos 12 meses, e aos 15 meses seja aplicada a segunda dose da vacina. Pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem ser imunizadas até os 49 anos de idade.

Surto ativo no Piauí
O Piauí é um dos 16 estados com surto ativo de sarampo no Brasil. Quatro casos foram registrados no estado e outros 16 casos suspeitos estão sendo investigados.

O primeiro caso foi confirmado em julho na cidade de Campo Grande do Piauí. A paciente, uma criança de um ano, foi infectada pelo vírus durante viagem a São Paulo.

O segundo caso foi confirmado no dia 2 de setembro, em Teresina. O paciente é um homem com mais de 50 anos de idade, que também teria sido infectado pelo vírus durante uma viagem ao estado de São Paulo.

O terceiro caso foi confirmado no dia 17 de setembro. Uma jovem de 21 anos que mora em São Paulo e veio passar uns dias em Lagoa de São Francisco, município distante 193 km ao Norte de Teresina, apresentou os sintomas e recebeu a confirmação do diagnóstico da doença.

O quarto caso foi na cidade de Alagoinha do Piauí, a 379 km de Teresina. Segundo a Sesapi, foi uma mulher que teve contato com o bebê diagnosticado com a doença, que foi o primeiro caso confirmado no Estado.

Confira os postos que têm vacina contra o sarampo:

Zona Norte
Hospital da Primavera
UBS Santa Maria Codipi
Hospital Buenos Aires
Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo
UBS Ceci Fortes

Zona Sudeste
Hospital do Dirceu
UBS Renascença
UBS Alto da Ressurreição
UBS Carlos Alberto
UBS Todos os santos

Zona Leste
Hospital do Satélite
UBS Santa Isabel
UBS Ininga
UBS Piçarreira

Zona Sul
UBS Parque Piauí
Hospital do Promorar
UBS Vermelha
UBS Lourival Parente
UBS Vila Irma Dulce

A doença
Imagem: DivulgaçãoSarampo(Imagem: Divulgação)Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda, contagiosa e que pode levar a complicações graves e à morte. A transmissão ocorre a partir da tosse, fala, espirro ou respiração da pessoa doente próxima a outras pessoas.

“A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo”, explicou Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Tópicos: postos, vacina, sarampo