Após enchentes, surto de diarreia atinge a cidade de Dom Inocêncio

09/02/2016 08h15


Fonte G1 PI

As enchentes que atingiram a cidade de Dom Inocêncio, no Sul do Piauí, em janeiro agora causam outra preocupação para as autoridades do município. Desde as inundações que tomaram várias ruas da cidade, a Unidade Básica de Saúde local tem recebido uma grande quantidade de pacientes com sintomas de diarreia e vômito.

De acordo com a secretária de saúde do município, Luzinete de Almeida Damasceno, a procura na unidade básica tem sido intensa nos últimos dias. A principal suspeita das equipes de saúde de Dom Inocêncio é que o surto seja provocado pela água. O cidade não possui sistema de saneamento básico.

"Foram muitos casos somente nessa última semana. Temos recebido um grande número de pessoas com diarreia e vômito, muitas delas crianças. Além da questão da água, temos também um grande aumento de moscas nesse período chuvoso, o que contribui para causar esse tipo de problema",
falou a secretária.

O coordenador de enfermagem da Secretaria de Saúde de Dom Inocêncio, Adão Costa, disse ao G1 que os casos de diarreia estão sendo monitorados semanalmente.

Segundo ele, somente na última semana foram 29 casos notificados e o número deve ser ainda maior nessa semana que se inicia, já que oito casos foram registrados somente entre o domingo (7) e a manhã desta segunda-feira (8).

"Em épocas normais, a Secretaria de Saúde notifica no máximo três ou quatro casos por semana e às vezes ocorre de não termos nenhuma notificação. Dessa vez está sendo um número muito alto e ainda temos informações de muitas pessoas que não estão procurando a unidade de saúde. Nossa orientação é que as pessoas procurem atendimento",
disse.

Imagem: Alonso Gomes/Arquivo PessoalCidade ficou ilhada após rompimento de barragem.(Imagem:Alonso Gomes/Arquivo Pessoal)Cidade ficou ilhada após rompimento de barragem.

Pelo menos 10 caixas de soro adquiridas pela prefeitura chegaram ao município na segunda-feira (8) para garantir o atendimento aos pacientes. A cidade não conta com sistema de abastecimento e a maioria da população bebe água de cisternas que captam água da chuva ou são abastecidas por carros-pipa.

Situação do município

Após as fortes chuvas que provocaram o estouro de barragens e a cheia de vários riachos, o município sertanejo volta à rotina de normalidade. Há mais de uma semana não chove em Dom Inocêncio e os acessos que estavam interrompidos já permitem a passagem de veículos, apesar do tráfego ainda impor muitas dificuldades.

A prefeitura ainda contabiliza os danos causados pelas enchentes em diversas áreas. Houve sérios prejuízos na zona urbana, nas estradas da zona rural, perdas no rebanho e sérios danos na estrutura de alguns açudes de pequeno porte. O governo do estado enviou ajudas emergenciais para auxiliar o município.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui