Após decisão judicial, Simepi suspende paralisação dos médicos

11/10/2016 07h39


Fonte G1 PI

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (Simepi) suspendeu na tarde desta segunda-feira (10) a paralisação dos profissionais que trabalham na rede pública do Piauí. A instituição foi oficializada sobre decisão do Tribunal de Justiça que proibiu o movimento da categoria e prevê multa diária de R$ 50 mil ao Simepi em caso de descumprimento.

A entidade informou que a normalização do atendimento se deu de forma imediata e que a categoria fará uma assembleia geral extraordinária nesta terça-feira (19), às 19h, para decidir novas estratégias para continuar a chamar a atenção para as pautas de reivindicação.

Segundo o Simepi, a paralisação foi um protesto diante do não cumprimento do acordo salarial firmado com o governo ainda no ano passado e do comunicado oficial afirmando faltas não verídicas com ameaça de corte de ponto.

Outra reclamação é de que médicos plantonistas estariam recebendo notificação referente a 21 faltas no mês de agosto, sendo impossível, segundo o sindicato, 21 plantões em 30 dias. A categoria ainda informou que mesmo com a quantidade de falta, cirurgias estão sendo realizadas todos os dias, assim como os atendimentos ambulatoriais que podem ser comprovados através do mapa de atendimento, escala de plantões e livro de ocorrências.

A decisão do TJ acatou o pedido do Governo do Estado, que entrou com ação pedindo a suspensão da paralisação, uma vez que o estado está impossibilitado legalmente de conceder qualquer reajuste salarial à categoria. A impossibilidade de reajuste deve-se ao fato do governo ter ultrapassado o limite prudencial de gastos com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), acrescentando-se a isso, a falta de condições financeiras de concessão de reajuste salarial.

Tópicos: categoria, governo, reajuste