Após assalto a banco, Justiça manda reforçar policiamento em Piracuruca

01/04/2016 07h11


Fonte G1 PI

Imagem: Ellyo Teixeira/G1Agência foi isolada após assalto, em Piracuruca, no Piauí.(Imagem:Ellyo Teixeira/G1)Agência foi isolada após assalto, em Piracuruca, no Piauí.

A Justiça concedeu liminar, decisão provisória, nessa quarta-feira (30) mandando que a Polícia Militar aumente no prazo de 72 horas o contingente de policiais em Piracuruca, 196 km ao norte de Teresina. Ministério Público e Defensoria Pública apontaram a crescente onda de violência pela qual passa a cidade como o motivo para o pedido de liminar.

Em sua decisão, o juiz João Bandeira Monte Júnior, previu multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento da liminar. “Determino ao demandado que destaque, até a efetiva instalação de um Comando da Polícia Militar nessa cidade, como prometido pelo gestor da pasta (Fábio Abreu) correspondente, um efetivo de oito policiais militares, número a insuficiente ainda, mas que, certamente, trará força no combate à violência”, disse em trecho da antecipação da tutela.

Segundo o pedido de liminar, o contingente de segurança em Piracuruca é composto por apenas 11 PMs, que trabalham divididos em turnos, o que leva a uma média de apenas dois policiais por dia a serviço da população.

A discussão sobre segurança ganhou mais força após o assalto a uma agência bancária em ocorrido em 10 de março, quando um bando armado efetivou o roubo, feriu um policial e ainda fez reféns. Após o crime, o secretário de segurança, Fábio Abreu, prometeu o reforço do policiamento.

"Diante desses fatos resolvemos, em conjunto com o Ministério Público, entrar com a ação civil pública pedindo emergencialmente mais oito policiais militares e uma viatura para o Município até que se consiga adequar ao que estabelece a ONU (Organização das Nações Unidas), que é um policial para cada 250 habitantes",
afirmou o defensor público Robert Rios Júnior.

Perguntado sobre a decisão, o “Comandante Geral da PM, independente de ordem judicial, já determinou o emprego das tropas do BOPE e BPRONE na cidade de Piracuruca, até ulterior deliberação sobre o assunto”.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que até a presente data não foi comunicada oficialmente sobre a liminar, mas que independente da decisão judicial, está previsto a criação da Companhia de Policiamento de Piracuruca, onde serão encaminhados policiais militares no combate a criminalidade na região.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui