Após 4h de protesto, manifestantes retiram barricada e liberam a BR-316

12/11/2014 08h03


Fonte G1 PI

Imagem: Juliana Barros/G1Manifestantes só retiraram a barricada após negociação com a PRF e PM.(Imagem:Juliana Barros/G1)Manifestantes só retiraram a barricada após negociação com a PRF e PM.

Após quatro horas de protesto, manifestantes retiraram a barricada que fechou na manhã desta terça-feira (11) os dois sentidos da BR-316 no trecho que passa próximo ao Residencial Mário Covas, na Zona Sul de Teresina. Durante a manifestação um congestionamento de mais de 6 Km se formou no sentido Centro/Sul. Moradores de pelo menos seis comunidades cobravam melhorias nos serviços públicos para as mais de 4 mil famílias que residem na região. Somente após negociarem com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar os manifestantes desbloquearam a rodovia.

Um condição imposta pelos moradores para que a barricada fosse retirada era que representantes da Eletrobras, Agespisa e da Prefeitura de Teresina fossem até o local para atender as reivindicações. As famílias pediam a regularização no fornecimento de água, energia e ainda cobraram asfaltamento para as ruas e avenidas das comunidades.

“A parte da PM e da PRF foi de intermediar o contato com a prefeitura, Eletrobras e Agespisa. Está agendada uma reunião com o secretário municipal de habitação para esta quarta-feira (12) a partir das 8h com uma comissão formada por cinco representantes das comunidades",
informou o major Soares, coordenador de gerenciamento de crises da PM.

“Negociamos, demos um voto de confiança e vamos aguardar uma posição do prefeito porque era ele quem deveria estar aqui para negociar com a população. Vamos para essa reunião, mas se não chegarmos a um acordo voltaremos a fazer manifestação”,
disse José da Cruz, líder comunitário.

Antonio da Silva, que também é líder comunitário, disse que moradores de pelo menos seis comunidades participam do movimento. A comunidade mostrou à reportagem do G1 um documento assinado no dia 9 de setembro do ano passado no qual o prefeito Firmino Filho se comprometeu a fazer a regularização fundiária do Parque Vitória, mas até hoje nada foi feito.

Esta já é a segunda manifestação feita pelos moradores somente este ano, mas segundo o líder comunitário, pelo menos cinco mobilizações foram realizadas com o objetivo de conseguir melhorias para a região.

Por meio da sua assessoria de imprensa a Eletrobras falou que por se tratar de terreno de invasão, considerado área de litígio, a empresa não pode intervir com a construção de rede de energia. Somente após a regularização poderá fazer obras na região.

A Agespisa informou que o problema de abastecimento no Residencial Mário Covas é decorrente das ligações clandestinas feitas pelos moradores do Parque Vitória, que está localizado ao lado. A empresa disse ainda que elaborou projeto para implantar sistema de abastecimento na comunidade. O serviço, segundo o órgão, está orçado em R$ 3 milhões, mas a empresa aguarda a regularização fundiária da área do Parque Vitória para realizar os investimentos.

Por meio de nota a prefeitura disse que reitera o compromisso firmado com as famílias em desapropriar parte da área ocupada. No entanto, para cumprir sua parte no acordo, o executivo municipal aguarda o cumprimento do acordo por parte da associação que se responsabilizou em apresentar um cadastro das famílias que ocuparam o local e também em verificar qual seria a melhor parte do terreno. A prefeitura ressaltou que até o momento a associação não repassou os dados para que pudesse iniciar o processo de negociação de aquisição do terreno, já que ele estaria em uma área particular.

Somente por volta das 13h30 o trânsito pela BR-316 foi normalizado.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook