Após 15 mortes por Covid em 24h, governador do Piauí pondera reabertura do comércio

27/05/2020 14h47


Fonte G1 PI

No dia em que o Piauí bateu recorde no número de mortes devido à Covid-19, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que a retomada da economia “só será possível se a curva de contaminação abaixar”.

O estado deu início a estudos para a reabertura das atividades econômicas, fechadas desde março com o decreto de isolamento social. Contudo, a quantidade de casos confirmados não tem diminuído.

“Falamos em retomada, mas ela só será possível se a curva de contaminação abaixar. Foram mais 240 casos confirmados hoje (na terça-feira). Venho repetindo isso há meses: quanto menos o isolamento for respeitado, mais pessoas doentes, mais tempo na quarentena. É uma conta simples”,
comentou Wellington Dias.
Imagem: ReproduçãoWellington Dias(Imagem:Reprodução)Wellington Dias

Foram 15 mortes na terça-feira (26) por causa da Covid-19. Nesta quarta, houve a confirmação de mais uma, o cabo da Polícia Militar do Piauí Antônio Francisco Braga, de 46 anos, no Hospital de Urgência de Teresina. São quase 4 mil casos confirmados.

Foram 15 mortes na terça-feira (26) por causa da Covid-19. Nesta quarta, houve a confirmação de mais uma, o cabo da Polícia Militar do Piauí Antônio Francisco Braga, de 46 anos, no Hospital de Urgência de Teresina. São quase 4 mil casos confirmados.

“Batemos um recorde lamentável no Piauí hoje. Perdemos 15 vidas para o coronavírus nas últimas 24 horas. É muito. Muitas famílias, histórias, sonhos. Faço um apelo a você: respeite o isolamento social e as medidas de higiene”,
disse o governador.

“O que não é, e nunca será simples, é dar adeus aos nossos irmãos dessa forma. Não saia sem necessidade, não faça reuniões sociais. Agora não é o momento. Se não por você, faça pelos seus amigos, sua família. Fique em casa”,
completou Dias, em declaração no Twitter.

O decreto de isolamento social foi prorrogado até o dia 7 de junho. No dia 2 de junho, está prevista o anúncio da elaboração de protocolos para a retomada das atividades econômicas, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. A proposta é de retorno gradual.

Na terça (26), Wellington Dias esteve reunido, por meio de videoconferência, com gestores da Fundação Getúlio Vargas e da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) para tratar sobre os índices de reprodução do coronavírus e quais as medidas devem ser tomadas. Até o próximo sábado (30), a FGV deve apresentar sugestão de protocolos de saúde e para a retomada das atividades econômicas.

No Piauí, os leitos de UTI têm ocupação de 64%. A ocupação de leitos clínicos, para pacientes com sintomas mais leves, é de 40%.

"É preciso repensar abrir o comércio", diz prefeito de Teresina

O discurso de Wellington Dias vai na mesma sintonia ao do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Nesta quarta-feira, Firmino apresentou uma pesquisa que mostra 49.991 mil teresinenses com coronavírus. Os números, segundo o prefeito, mostram que é preciso repensar na abertura do comércio.

"Vemos que ainda vamos chegar ao pico, a curva epidemiológica continua subindo de forma exponencial, é preciso, diante disso, repensar a abertura da economia. Seria irresponsabilidade falar de abertura nesse momento",
disse o prefeito.

A prefeitura de Teresina também iniciou um processo de estudo sobre a volta da economia. As empresas serão classificadas de acordo com o risco e divididas em quatro fases. A retomada só será possível caso exista um cenário de segurança.