Apenas 3% dos eleitores faltosos regularizaram o título no Piauí

08/05/2015 11h16


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV TEMClique para ampliarEleitores terão títulos cancelados.(Imagem:Reprodução/TV TEM)Eleitores terão títulos cancelados.

De acordo com o balanço atualizado nesta sexta-feira (8) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 3,097% dos eleitores piauienses que iniciaram 2015 em situação irregular compareceram para regularizar o título eleitoral. O prazo para a regularização terminou na segunda (4). O balanço definitivo será divulgado no dia 25.

Segundo o TSE, 19.922 eleitores iniciaram o ano com o título suspenso no Piauí. Desse total, apenas 617 procuraram um Cartório Eleitoral para regularizar o documento, de acordo o último balanço. Trata-se de cidadãos que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas últimas três eleições.

Segundo a Resolução 23.419 do TSE, o não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implica no cancelamento automático do título. Os cancelamentos serão efetivados pela Justiça Eleitoral no período de 19 a 21 de maio.

No entanto, quem teve o título cancelado poderá procurar o cartório eleitoral e após o pagamento de uma multa no valor de R$ 3,50 por cada pleito que deixou de votar e terá o documento reativado.

O cidadão que não regularizou a situação a tempo de evitar o cancelamento do registro também será impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. Além disso, terá dificuldades para ser nomeado em concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

Ainda de acordo com a última atualização do TSE, em todo o Brasil eram 1.782.034 eleitores em situação irregular no começo do ano e apenas 3,331% compareceram para prestar contas com a Justiça Eleitoral.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook