Apenas 21% das crianças de 3 e 4 anos foram vacinadas contra Covid-19 no Piauí

27/09/2022 08h55


Fonte G1 PI

Imagem: Flaviana OX/Prefeitura de PalmasApenas 21% das crianças de 3 e 4 anos foram vacinadas contra Covid-19 no Piauí dois meses após autorização.(Imagem:Flaviana OX/Prefeitura de Palmas)Apenas 21% das crianças de 3 e 4 anos foram vacinadas contra Covid-19 no Piauí dois meses após autorização.

Cerca de 19 mil e 900 crianças de 3 e 4 anos foram vacinadas contra Covid-19 no Piauí em mais de dois meses após a autorização para imunização dessa faixa da população. O levantamento, feito pelo g1 nesta segunda-feira (26), mostra que apenas 21% desse público, estimado em aproximadamente 95 mil crianças, recebeu a primeira dose de imunizante.

Procurado, o Ministério da Saúde informou ter recebido 1 milhão de doses de CoronaVac no dia 19 de setembro e que “após os trâmites logísticos e liberação pelo controle de qualidade” as doses serão distribuídas a todos os estados e Distrito Federal.

O órgão federal recomendou a aplicação da CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos no dia 15 de julho, dois dias após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Logo em seguida, a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que não havia estoque da vacina disponível para iniciar a imunização desse público e orientou aos municípios que tivessem doses remanescentes de outros públicos que iniciassem a vacinação.

No dia 22 de agosto, o Piauí recebeu 30 mil doses de Coronavac. De acordo com a Sesapi, até aquele momento, apenas 5,79% do público-alvo havia recebido a primeira dose.

Devido à quantidade enviada, a secretaria decidiu encaminhar as doses para municípios com maior número de crianças na faixa etária contemplada, com a expectativa do recebimento de novas doses para enviar aos demais.

A Sesapi informou ao g1 que não recebeu mais doses desde então. A falta de vacinas fez com que diversas cidades tivessem interrupção na campanha de vacinação, como Teresina e Picos, o terceiro município mais populoso do estado.

Na capital, a vacinação está suspensa desde o dia 19. Em Picos, as últimas doses foram aplicavas na sexta-feira (23). Parnaíba, o segundo município mais populoso do Piauí, não precisou suspender a vacinação devido à baixa procura, informou o Coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Charles Lima.

"Não tivemos problema de falta de vacina. A gente tinha um estoque significativo de CoronaVc que usamos para vacinar essas crianças. Nosso problema aqui é outro, é a população que não está procurando vacinar essa faixa etária", afirmou.

Segundo Charles, o público-alvo é de pelo menos 4 mil e 147 crianças e, até o momento, apenas 1 e 200 foram vacinadas.

No quarto município mais populoso do estado, Floriano, a vacinação desse público nunca começou.

"Não recebemos doses e as que tínhamos não dava para fazer nosso público. Então preferimos não começar e depois ter que parar como está acontecendo com outros. A população também poderia não entender porque vacina umas crianças e outras não",
afirmou da diretora de imunização da cidade, Pollyane Pires.

Vacinação simbólica

Conforme dados da Sesapi, houve aplicação de doses em 198 dos 224 municípios do Piauí. Contudo, a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Cipriano, afirmou que em muitas cidades houve apenas uma aplicação simbólica, em alusão à liberação da vacinação, enquanto aguardam a chegada de doses para iniciar de fato a imunização.

"Apenas alguns fizeram registros maiores, justamente pela falta de disponibilização de vacinas. I que se fez foi aproveitar doses que já haviam",
explicou Leopoldina.

A média de primeiras doses aplicadas nos 198 municípios, por exemplo, é de aproximadamente 100. Enquanto Teresina registrou mais de 3.800 aplicações, 140 cidades registraram menos que 100 doses aplicadas, algumas delas contabilizaram apenas uma dose aplicada.

Crianças de 6 meses a 2 anos

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou que pelo menos 142.168 crianças de 6 meses a 2 anos estão aptas a serem vacinadas com a vacina da Pfizer, imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público, no dia 16 de setembro.

A Sesapi informou que aguarda as doses serem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para, em seguida, repassar os imunizantes para os municípios, que serão responsáveis por estabelecer os calendários de vacinação.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vacina, sesapi, doses