Aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas de Teresina tem relação com queimadas, diz políc

22/11/2020 09h57


Fonte g1

Imagem: Divulgação?A recomendação é não agredir o animal ou afugentá-lo, caso ele se sinta acuado, ele vai atacar. E também que a população não faça a tentativa de resgate porque o Batalhão tem o eq(Imagem:Divulgação)
 O aparecimento de animais silvestres em área urbana aumentou neste período do ano. Em menos de uma semana, um tamanduá e um gato-mourisco foram encontrados em áreas residenciais de Teresina. De acordo com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), isso tem relação com as queimadas, ocorridas com mais intensidade nesta época, a chegada do período chuvoso, e com a proximidade de residenciais a áreas verdes.

“Em período de chuvas, há um deslocamento maior destes animais em busca de alimentos e abrigos ou até mesmo da passagem de uma área para outra. Camaleões, iguanas e outros animais costumam aparecer perto a residências e condomínios que são localizados em áreas que eram verdes e, que outrora, foram desmatadas”, explicou o comandante do BPA, coronel Carlos Henrique Teixeira, ao G1.

“Também há muitas ocorrências de queimadas, no B-R-O Bró [período entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro], o animal tende a sair de uma área para outra e com esse deslocamento ele chega à área urbana”, completou o comandante do BPA.

Somente neste ano, mais de 5 mil aves de espécies diferentes foram apreendidas em ações do BPA no Piauí. O número de animais resgatados em áreas residenciais e que foram soltos na natureza chegou a 830.

Os animais resgatados recebem cuidados de veterinários, outros são encaminhados para o zoobotânico de Teresina. Em caso de aparecimento de um animal silvestre, o BPA orienta à população que acione imediatamente a Central de Operações Policiais Militares (Copom) através do telefone 190.

“A recomendação é não agredir o animal ou afugentá-lo, caso ele se sinta acuado, ele vai atacar. E também que a população não faça a tentativa de resgate porque o Batalhão tem o equipamento apropriado para fazer a retirada dos animais sem machucá-los com a segurança devida”, orientou o comandante.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: animal, animais, comandante