Aneel vai fiscalizar Equatorial para apurar quase 70 horas de falta de energia em Teresina

05/01/2021 14h53


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/Redes sociaisBairro Primavera continua sem energia após temporal em Teresina.(Imagem:Reprodução/Redes sociais)Bairro Primavera continua sem energia após temporal em Teresina.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um ofício nessa segunda-feira (4) informando que vai fiscalizar a Equatorial Piauí para apurar as causas do apagão em Teresina, que ocorreu entre os dias 31 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021. A empresa comunicou que o problema foi ocasionado pela queda de 280 árvores sobre a rede elétrica durante uma forte chuva registrada na noite de réveillon.

Conforme o documento, a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Energia da Aneel irá investigar o apagão para verificar:
  • As principais causas das interrupções;
  • Eficiência na alocação de equipes e materiais pela distribuidora;
  • Efetividade das ações para o restabelecimento do sistema;
  • Prestação de informações aos consumidores.
  • Além disso, o órgão solicitou informações gerais da Equatorial Piauí, além de outras específicas sobre o apagão, que devem ser encaminhadas até a próxima segunda-feira (11). São algumas delas:
  • Área de atuação, população e carga atendida, total e por regiões;
  • Números do sistema físico, tais como: quantidade de subestações, transformadores e linhas de transmissão com tensão maior ou igual a 34,5 kV e principais consumidores atendidos diretamente por essas instalações;
  • Quantidade de equipes próprias e contratadas para atendimento a ocorrências e perturbações nas redes de distribuição;
  • Descrição detalhada das ocorrências, abordando instalações envolvidas, atuação das proteções, sequência cronológica dos eventos e quantidade de unidades consumidoras afetadas;
  • Relação das equipes de atendimento emergencial envolvidas na recomposição do sistema, a tabela de turno e, para cada equipe, o detalhamento do tipo de veículo e material utilizado, a descrição dos treinamentos realizados nos últimos três anos e os respectivos desempenhos obtidos;
  • Manutenções previstas para as instalações para o ano corrente.
A Equatorial Piauí informou à TV Clube que foi contatada pela Aneel, mas não foi comunicada oficialmente sobre esclarecimentos ou informações acerca de procedimentos de fiscalização.

Bairros ficaram mais de 66h sem luz

Uma forte chuva na noite do dia 31 de dezembro, com ventos fortes e intensos raios, ocasionou a queda do fornecimento de energia elétrica em bairros de Teresina. Por 66h, moradores da capital ficaram no escuro e acumularam prejuízos. Houve protestos por conta da demora do restabelecimento da energia.

A Equatorial Piauí informou, às 13h50 do domingo (3), que 100% dos bairros de Teresina, que ficaram sem luz devido ao temporal, tiveram o fornecimento restabelecido.

O diretor de Operações Técnicas e Comercias da Equatorial Piauí, Cosme Cezário, fez um apelo aos teresinenses para que façam a poda das árvores regularmente.

"Em situações de ventania e chuvas, essas árvores expõem riscos à população e moradores daquela casa. Aquelas que caíram sobre a rede elétrica quebraram postes e romperam os fios, foi uma verdadeira reconstrução de rede", explicou.

Protesto em Nazária

Moradores da localidade Santa Cruz, em Nazária, distante cerca de 30 km de Teresina, fizeram um protesto e interditaram um trecho da PI-130, na tarde desta segunda-feira (4), após passarem cinco dias sem energia. Os manifestantes atearam fogo em pneus e usaram galhos e pedras para bloquear a rodovia.

Procurada, a empresa responsável pelo fornecimento de energia, a Equatorial Piauí, informou, por nota, que a falta de energia na localidade aconteceu em função da queda de árvores de grande porte sobre a rede de distribuição e que pelo menos 66 clientes foram afetados. A concessionária comunicou que o fornecimento de energia foi normalizado às 2h desta terça-feira (5).