Alunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual

11/04/2023 12h29


Fonte Assessoria de Comunicação

Imagem: DivulgaçãoAlunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual (Imagem:Divulgação)Alunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual

Os alunos do Centro Educacional Miranda Ozório, em Parnaíba, Carlos Eduardo Pinero e João Gabriel Porto, criaram um dispositivo que facilita a vida das pessoas com deficiência visual. O sistema, acoplado a um boné, detecta obstáculos, alertando os condutores e evitando acidentes.

O protótipo foi produzido através da aplicabilidade do método TRON, sob a orientação do professor Pedro Alves e da professora Claudirene Teixeira.
Imagem: DivulgaçãoAcoplado a um boné comum, o equipamento detecta obstáculos e evita acidentes. (Imagem:Divulgação)Acoplado a um boné comum, o equipamento detecta obstáculos e evita acidentes.

Acompanhados da diretora da escola, Nathália Barbosa, e do professor de Matemática Pedro Alves, eles visitaram a Câmara Municipal de Parnaíba, onde foram recebidos pelo presidente, vereador Daniel Jackson, que colocou o Poder Legislativo à disposição para colaborar com o projeto. Os estudantes querem patentear o projeto e ampliar as pesquisas na área. A visita foi articulada pelo vereador David Soares.
Imagem: DivulgaçãoAlunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual.(Imagem:Divulgação)

Eles também participaram de uma audiência com o prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza - o Mão Santa, onde apresentaram o projeto de acessibilidade.

Nathália Barbosa, explicou ao prefeito Mão Santa a importância do projeto e pediu o apoio da Prefeitura de Parnaíba para viabilizar o dispositivo. Na ocasião, foi discutida a criação de uma Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, para fomentar projetos similares ao apresentado pelos estudantes do Sesc.

Imagem: DivulgaçãoAlunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual. (Imagem:Divulgação)

Mão Santa acenou positivamente à criação de uma Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação em Parnaíba, para que jovens estudantes despertem seus talentos na área.

Estavam presentes na audiência o secretário Imediato, João Carlos Guimaraes, o secretário de Governo, Lisandro Ayres, o chefe de Gabinete, Ismael Abreu e o vereador Davi Soares.

Imagem: DivulgaçãoAlunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual (Imagem:Divulgação)

Imagem: DivulgaçãoAlunos do Sesc criam dispositivo que ajuda pessoas com deficiência visual.(Imagem:Divulgação)



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook