Alunos do IFPI criam app que proporciona viagem no tempo e conhecimentos de química, física e biolog

03/08/2020 14h20


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoAlunos do IFPI criam app que proporciona viagem no tempo e conhecimentos de química, física e biologia.(Imagem:Divulgação)Alunos do IFPI criam app que proporciona viagem no tempo e conhecimentos de química, física e biologia.

Alunos do Instituto Federal do Piauí (IFPI) criaram o aplicativo Cientistas Temporais, que proporciona uma viagem no tempo, onde o usuário visita grandes nomes da ciência e pode aprender sobre história e ciências. Ao G1, o professor que orientou o projeto, Duany Dreyton, contou que o principal objetivo do app é a educação por meio da interdisciplinaridade.

"O aplicativo proporciona um ambiente onde o aluno pode se ambientar e aprender de forma contextualizada, com o conteúdo dessas disciplinas se cruzando",
explicou o professor.

O aplicativo tem outra característica inclusiva: é adaptado para daltônicos. “Temos dois alunos daltônicos no Labiras [laboratório do IFPI] com quem testamos esse aspecto do projeto, e queremos, futuramente, que ele tenha ainda mais acessibilidade”, disse Duany Dreyton.

O projeto está participando de uma Maratona UNICEF Samsung, que mobiliza estudantes de todo Brasil para desenvolvimento de tecnologias educacionais, e se classificou para a fase final dentre 314 projetos inscritos, nove deles somente do Piauí.

Outras 18 equipes participam da parte final da maratona, com previsão de encerramento neste mês. Os aplicativos desenvolvidos podem ser utilizados em escolas públicas, por professores e alunos do ensino médio.

A gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, Isabel Costa, afirma que a maratona gera uma cadeia de benefícios, proporcionando aos professores a oportunidade de trabalhar com esses aplicativos, aos alunos a chance de passar pela experiência e à sociedade o resultado, que é um produto que pode ser usado.

“É uma experiência muito rica por que dá a eles experiência sobre o processo de criar um projeto, de desenvolvimento desse projeto, de mentoria, de correção de erros, experiências que podem ser o início de uma carreira”, disse Isabel Costa.

O aplicativo já está disponível na loja virtual. 

Tópicos: projeto, alunos, aplicativo