Altas temperaturas elevam as vendas de frutas na Nova Ceasa

20/11/2018 13h43


Fonte CidadeVerde.com

Imagem: DivulgaçãoAltas temperaturas elevam as vendas de frutas na Nova Ceasa.(Imagem:Divulgação)

As altas temperaturas registradas em Teresina refletem no aumento das vendas de frutas na Nova Ceasa, segundo relatório divulgado, nesta terça-feira (20), pela gerência de Mercado do entreposto. Laranja, melancia, maracujá, abacaxi e coco verde foram os produtos que ganharam destaque na comercialização do local nos meses de setembro e outubro.

Segundo o relatório de comercialização dos últimos dois meses, a venda de frutas nacionais cresceu 26% em comparação aos meses de julho e agosto e 7% em comparação ao mesmo período do ano passado.

“O crescimento na venda de frutas nacionais, em especial àquelas que são ricas em água, foi apontado no relatório do bimestre e entendemos que o fato que motiva este crescimento está diretamente ligado ao calor excessivo, comum nesta época do ano, conhecido como B-R-O BRÓ”, afirma o gerente de mercado da Nova Ceasa, Marcos Massaranduba.

Vital Pereira Barbosa, que comercializa melancia no mercado da Nova Ceasa há 13 anos, afirma que este é o melhor período de vendas do ano. “Aumenta muito o consumo e, consequentemente, a venda de melancia. Neste período mais quente, para atender à demanda dos consumidores, eu chego a comprar uma quantidade superior de melancias, para que não falte o produto no mercado. O preço é acessível – R$ 0,90 o quilo, em média; sem contar que a fruta é refrescante, hidrata, doce e muito saborosa”, disse o permissionário.

Segundo Bernardo Pereira, que comercializa laranjas no mercado da central de abastecimento há 42 anos, desde a fundação do entreposto, a laranja chega a faltar. “Nos melhores dias de venda, geralmente na segunda, quinta e sábado, ao final de expediente, chega a faltar laranja. O consumo aumenta demais e o reflexo disso a gente sente nas vendas aqui”, disse o permissionário. “As pessoas transpiram mais devido ao calor e isso pode levar à desidratação, afetando o funcionamento do corpo e podendo deixar o organismo vulnerável a doenças”, acrescentou ele.

Josélia Silva, dona de uma creche na capital, afirma que vem comprando mais frutas nas últimas semanas. “A medida que o calor aumenta, precisamos hidratar ainda mais as crianças matriculadas em nossa unidade. Todos sofrem muito com o calor e cuidar da hidratação é fundamental. Aumenta o consumo de água e de frutas ricas em água. Optamos por lanches e sobremesas cada vez mais leves, como melancia e água de coco ou laranja, por exemplo”, garante Josélia.

A Nova Ceasa funciona das 4h às 13h, de segunda a sábado, e está localizada na avenida Henry Wall de Carvalho, número 5000, bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. O mercado conta, atualmente, com aproximadamente 800 permissionários que comercializam em boxes e módulos ao longo dos dez galpões do entreposto.

Tópicos: consumo, frutas, calor, aumenta