Alta temperatura no Piauí tem influência na formação de tempestades com raios, diz meteorologista

10/10/2022 09h29


Fonte ClubeNews

Imagem: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNewsPrevisão aponta chuva em Teresina nesta segunda.(Imagem:Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)Previsão aponta chuva em Teresina nesta segunda.

A forte tempestade que atravessou o Piauí e a capital Teresina neste sábado (8) assustou uma parcela da população. No interior, há diversos relatos de acidentes naturais provocados pela chuva e até mesmo a morte de uma mulher e dois cavalos atingidos por um raio em Capitão de Campos. Para entender melhor a aparição de eventos naturais deste tipo, a meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, explica como o clima desta região pode influenciar.

Uma mulher e dois cavalos morreram ao serem atingidos por uma descarga elétrica durante a chuva deste sábado (8) na zona rural de Capitão de Campos. Dois homens que a acompanhavam também foram atingidos e ficaram feridos, mas já realizaram exames e foram liberados. Em Cocal de Telha, cidade vizinha a Capitão de Campos, o temporal derrubou muros, árvores e destelhou casas.

TEMPESTADE

Sônia informa que as chuvas que aconteceram no estado do Piauí, principalmente do Norte do estado até alguns municípios do Sul, aconteceram devido a chegada de umidade de outros sistemas e a alta temperatura. Ela explica que esse dois “ingredientes” são os formadores essenciais de tempestades com raios e trovões.

Na falta de um ingrediente, a chuva não se forma. a meteorologista conta que a chegada de uma frente forte de umidade causa uma mudança muito brusca na pressão atmosférica, o que incrementa a velocidade dos ventos, intensidade da chuva e dos raios com maior incidência de descargas. Este tipo de chuva é característico do período anual de altas temperaturas.

“Essa parcela de ar mais aquecido sobe para um nível mais elevado e, se lá encontra uma nuvem propícia, que chamamos de cumulunimbus – uma nuvem muito mais fria, favorece a queda de pressão atmosférica e faz uma reviravolta nos ventos”,
explica Sônia Feitosa.

RAIOS INTENSOS

A formação de raios acontece quando o ar quente encontra uma nuvem. A movimentação das partículas de água sobrecarrega a eletricidade natural da nuvem que acaba descarregando essa energia em solo terrestre. A intensidade dos raios vai depender do volume da nuvem e/ou de ar quente – quanto maior mais intenso.

“Então é exatamente nessa época do ano que acontecem chuvas com essas características. Uma tempestade com descargas elétricas atmosféricas, que foi o caso de Teresina. Estava previsto. A própria Semar, ontem, fez um boletim indicando que haveria chuva com raios e trovoadas e chuva no Norte do estado”, comenta a meteorologista.

PREVISÃO

Sobre a previsão dos próximos dias, Sônia afirma que no mês de outubro as chuvas chegam no Piauí pelo Sul do estado, mas chuvas tempestuosas podem acontecer esporadicamente “até se efetivar o período chuvoso propriamente dito”.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: chuva, raios, meteorologista