Alergias alimentares precisam ser monitoradas desde infância, explica nutricionista

17/09/2022 11h07


Fonte ClubeNews

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência BrasilAlergias alimentares(Imagem:Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

A morte do vereador Sales do município de Água Branca, no Piauí, chamou atenção esta semana para um problema que muitas pessoas não sabem que possuem e também para o cuidado com o manuseio dos alimentos. Sales, que era alérgico a camarão, consumiu um salgadinho recheado que acarretou em um crise alérgica fatal.

“Foi servido um salgadinho de camarão e ele deu uma mordidinha e começou a passar mal. Os amigos levaram até uma farmácia e a atendente não vendeu o remédio, só se tivesse receita. Então eles levaram meu tio para posto médico, hospital da Primavera e não conseguiram atendimento, até chegarem no HU, mas ele já estava em parada cardíaca. Eles tentaram reanimar, mas não conseguiram”, contou a sobrinha de Valmir, Fabíola Marcelino.

Segundo Alessandra Gayoso, nutricionista do Hospital Rio Poty, a descoberta das alergias alimentares acontece geralmente na infância e elas podem ser controladas com a não ingestão dos alimentos. A reação alérgica é causada quando o organismo tem uma resposta ao alimento ingerido.

“Essas alergias afetam o sistema imunológico e também podem ser de três tipos; Ige mediada, Ige não mediada e mista”,
explica. A Ige mediada geralmente se manifesta em até 30 minutos após a ingestão do alimento, a não mediada é mais tardia.
Imagem: AscomAlessandra Gayoso, nutricionista.(Imagem:Ascom)Alessandra Gayoso, nutricionista.

Perigo

Os frutos-do-mar estão entre os principais alimentos que mais causam alergia tanto entre adultos como em crianças. Além deles, ovos, leite, amendoim e frutas secas também são causas comuns de reações alérgicas. Segundo a nutricionista, um dos principais cuidados para evitar tais reações é olhar bem os rótulos dos alimentos na hora de comprar e, também, ter cuidado no preparo e manuseio com os alimentos. Ela explica que detectar se existe mesmo uma alergia ou apenas um mal-estar causado pela ingestão é importante para o diagnóstico.

“Quando for percebido que um alimento causou o mal-estar, a indicação é realizar os testes necessários. Sendo comprovada a alergia é preciso excluir totalmente esse alimento da sua dieta, inclusive tendo cuidado para que na hora da preparação da comida não entre em contato com os demais alimentos de forma alguma para não ocorrer a contaminação cruzada, como, por exemplo, misturar colheres na preparação do alimento”,
explica a nutricionista.

Entenda o caso
Imagem: Redes SociaisValmir Sales(Imagem:Redes Sociais)Valmir Sales

O vereador, de 49 anos, era propietário da Lanchonete do Sales e estava em seu primeiro mandato no município. O estabelecimento, fundado pela família em 1978, fica localizado na BR-343 e é bastante conhecido na região. O local virou ponto turístico pela decoração, repleta de santinhos e cartazes de todos os políticos e pelo famoso bolo frito, se tornando “parada obrigatória” para quem viajava com destino ao Sul do Piauí.

A Prefeitura de Água Branca emitiu uma nota de pesar e decretou luto de três dias.

LUTO

É com tristeza e pesar, que recebemos a notícia do falecimento do Vereador Valmir Tavares Sales. Ele tinha 49 anos, era empresário, proprietário da tradicional Lanchonete do Salles localizada na BR 343, membro da Maçonaria, foi secretário de obras na gestão do ex-prefeito Jonas Moura, prestando relevantes serviços em nossa querida cidade.

Decretaremos luto oficial de três (3) dias, em memória do Sr. Valmir Tavares Sales. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento difícil!


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui