Alepi aprovou requerimentos que reivindicam melhoria em 32 trechos de estradas

19/01/2014 09h00


Fonte Alepi

Entre os principais temas abordados pelos parlamentares em 2013, e que foram objetos de requerimentos aprovados pelo plenário da Assembleia está a melhoria de estradas estaduais. Entre os mais de 800 requerimentos aprovados foram incluídos 32 trechos de estradas que os deputados consideraram precisar de mais atenção por parte do Governo. O principal alvo foi a ligação de municípios com estradas federais. A maioria dos requerimentos foi encaminhada ao Governo do Estado através do DER-PI (Departamento de Estradas de Rodagem) e ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)

Trechos ligando estradas estaduais a estradas federal foram os mais citados pelos deputados, a exemplo das estradas que ligam algumas cidades do Piauí a BR-343, BR-020, BR-316 e BR-146, na região norte do Estado. Entre estes requerimentos foi aprovado um de autoria do presidente da Assembleia, Themístocles Filho (PMDB), para que a presidente Dilma Rousseff inclua no PAC a obra de asfaltamento do trecho da BR-222 que corta o Piauí. Themístocles Filho lembra que o esforço dos deputados estaduais é importante, mas a mobilização pela obra também deve ser de toda a bancada federal.

Outra reivindicação bastante presente nos requerimentos aprovados foi a melhoria das condições de iluminação em localidades do interior do Estado e em Teresina. Na matérias as reivindicações mais presentes foram as melhorias de atendimento em alguns dos hospitais regionais do Estado, implantação da Farmácia Popular e instalação de posto de Saúde em algumas cidades.

Marlon Freitas, secretário geral da Mesa Diretora, explica que os requerimentos que não há obrigatoriedade de reposta para os requerimentos que são dirigidos ao Poder Executivo, “mas quando o deputado encaminha o requerimento solicitando informações sobre uma obra ou outros dados o secretário é obrigado a enviar uma resposta”, explica.