Alepi aprova projeto que inclui gestantes, puérperas e lactantes como prioridade na vacinação contra

14/05/2021 18h33


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO parlamentar ainda destacou que as evidências científicas demonstram que entre 8 a 11% das gestantes, puérperas, e lactantes que pegam a doença precisam de hospitalização, sendo q(Imagem:Reprodução)
 A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou na quinta-feira (13) um projeto de lei que estabelece prioridade na vacinação contra a Covid-19 de gestantes, puérperas e lactantes no estado do Piauí. O projeto é de autoria do deputado estadual Francisco Costa (PT).

Desde o dia 26 de abril, estava sendo realizada no Brasil a vacinação de todas as grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto), mas na última terça-feira (11), o Ministério da Saúde decidiu que a vacinação será restrita somente as que possuem comorbidades. Elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer.

O projeto de lei aprovado na Alepi garante a vacinação de grávidas, puérperas mesmo que elas não tenham comorbidades, e ainda inclui as lactantes (mulheres que estão amamentando) na lista de prioridade.

A proposição será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT) que irá decidir se vai sancionar ou não a proposta.

Em sua justificativa para a aprovação do projeto, o deputado Francisco Costa afirmou que em 2020 o estado do Piauí teve 875 gestantes com Covid-19, sendo que 6 óbitos foram causados pela doença.

O parlamentar ainda destacou que as evidências científicas demonstram que entre 8 a 11% das gestantes, puérperas, e lactantes que pegam a doença precisam de hospitalização, sendo que de 2 a 5% vão precisar de terapia intensiva.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews