Águas de Teresina e Águas do Piauí firmam parceria com Ministério do Desenvolvimento Social

16/01/2026 15h09

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


 Imagem: Reprodução
Concessionárias da Aegea integram iniciativa do Governo Federal voltada à inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único, ampliando oportunidades de emprego no Piauí(Imagem:Reprodução)

A Águas de Teresina e a Águas do Piauí firmaram, nesta sexta-feira (16), em Teresina, uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) para ampliar a inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa integra as concessionárias da Aegea ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo Federal, e prevê a abertura de 375 novas vagas de emprego no estado do Piauí. A seleção será realizada exclusivamente pela plataforma oficial de recrutamento da Aegea: https://aegea.gupy.io/

A parceria é parte da adesão da Aegea, holding da qual as duas concessionárias fazem parte, ao programa federal. No Piauí, a iniciativa será operacionalizada pela Águas de Teresina e pela Águas do Piauí, reforçando o compromisso das empresas com a geração de oportunidades para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com atenção especial a mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.

O acordo foi formalizado por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções com o MDS e tem como objetivo promover a inserção produtiva e ampliar a empregabilidade, por meio da oferta de vagas de trabalho e do alinhamento com ações de qualificação profissional, inserção no mercado e estímulo ao empreendedorismo. As contratações realizadas no âmbito da parceria serão acompanhadas por relatórios periódicos, integrados à governança do programa em nível nacional.

A adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo reforça o papel das concessionárias como agente de transformação social, ao conectar sua estrutura operacional à política pública federal e priorizar territórios com maiores índices de vulnerabilidade. “Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão social. Essa parceria amplia o alcance das nossas ações, gera prosperidade compartilhada e contribui diretamente para o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.

“O objetivo da parceria é melhorar o serviço de água e saneamento. Teresina já avançou na universalização do abastecimento de água e seguimos avançando no saneamento. Hoje, junto com a empresa e com a engenharia, estamos preparando pessoas para melhorar a condição dos serviços de água no estado. E que tal qualificar as pessoas do Bolsa Família e do Cadastro Único para dar oportunidade para essas vagas? O Cadastro Único é um tesouro do Brasil e a gente precisa dar oportunidade”, destacou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O acordo firmado com o MDS é o primeiro celebrado com uma empresa do setor de saneamento e prevê a designação de pontos focais locais e nacionais, além da integração com programas corporativos de capacitação, desenvolvimento territorial e formação profissional já existentes no grupo.

Como participar da seleção

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Águas de Teresina e Águas do Piauí ou diretamente pela plataforma: https://aegea.gupy.io/. Basta selecionar o estado, a cidade e a vaga desejada, preencher as informações solicitadas e anexar o currículo.

Sobre a Águas de Teresina e a Águas do Piauí

A Aegea atua no Piauí há quase dez anos. Em 2017, assumiu os serviços de saneamento na capital com a Águas de Teresina e já investiu mais de R$ 1,3 bilhão na melhoria do sistema. Como resultado, universalizou o abastecimento de água, ampliou a cobertura de esgotamento sanitário de 19% para 59% e reduziu as perdas de água para 24,2%, o segundo menor índice entre as capitais brasileiras.

Em 2025, a Águas do Piauí passou a operar em todo o estado, atendendo atualmente 186 municípios. Nos primeiros sete meses de atuação, foram investidos cerca de R$ 200 milhões em melhorias operacionais e no Plano de Enfrentamento à Estiagem, garantindo mais segurança hídrica ao semiárido durante a pior seca dos últimos sete anos, com a perfuração de mais de 60 poços.



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews