Agricultores que perderam safra no PI receberão benefício até o fim da seca

18/02/2014 14h53


Fonte G1 PI

Dilma Rousseff garantiu durante visita a Teresina nesta terça-feira (18) que o novo prazo do Garantia Safra, dado aos agricultores piauienses que perderam sua safra, se estenderá até o fim da seca. Em seu pronunciamento, ela destacou que o Piauí vive a maior seca dos últimos 50 anos e por isso o seguro foi prorrogado.

"O Garantia Safra é um seguro que o homem do campo paga em cinco parcelas o valor de R$ 720, para preservá-lo no caso da estiagem e até mesmo em caso de chuva estendida. Do outro lado, o governo retorna o dinheiro referente se ele perder a safra", explicou.

Dilma Rousseff lembrou também do Bolsa Estiagem, pago aos trabalhadores rurais em dificuldade e sem o seguro. Segundo a presidente, 147 famílias do Piauí são atendidas com o serviço de emergência e 530 carros-pipas foram disponibilizados para amenizar a situação no interior do estado.

"Estamos tomando todas as medidas possíveis para ajudar aqueles que perderam tudo. O milho, por exemplo, está sendo repassado a preços menores para que eles também não percam a sua criação. Investimos mais de R$ 1.900 bilhão somente para construções de barragens e adutoras no Piauí. Temos já finalizado Piaus 1, que atenderá 25 mil habitantes no interior do estado, e vamos começar a segunda obra do projeto, beneficiando mais de 100 mil pessoas. Outros grandes investimentos, como a adutora Padre Lira na cidade Dom Inocêncio, devem estar prontas até 2015", afirmou.

Para a presidente, a seca é algo que se pode conviver, mas é necessário ter estrutura. "É por isso que o governo investe em ações emergenciais e estruturantes. Como meta para 2014, garanto a implantação de mais 21 mil cisternas em 177 cidades piauienses", disse Rousseff.

A presidente veio ao Piauí para anunciar investimentos no setor de mobilidade urbana, entre elas a ampliação do metrô de Teresina, e entregar retroescavadeiras à 40 prefeituras do estado.



Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook