Agricultores de soja diversificam e investem no cultivo do milho e arroz

04/01/2016 08h33


Fonte G1 PI

O plantio da soja ainda é uma das principais atividades dos agricultores da cidade de Regeneração, na região do Médio Parnaíba, com 480 hectares e previsão de 53 sacos em cada um para 2016.

As expectativas são boas e tudo deve ser finalizado até o dia 10 de janeiro, quando terá início a safra do ano. Em 2014 e 2015, a área plantada no Piauí aumentou 2,9%, ficando em 1451 hectares, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Mas atualmente os agricultores estão diversificando o cultivo e investindo também no milho e arroz. “Nós temos 1.400 hectares de arroz para 2016, também com boa perspectiva. Esse plantio de 40 hectares para testes de milho, por motivos de 2016 para 2017, teremos uma rotação e vamos plantar uma área de mil hectares de milho”, explicou Julierme Pereira, gerente de uma fazenda da região.

Ainda de acordo com o agricultor, a crise financeira também chegou no campo, mas a espera é por uma sara proveitosa. “Nós encontramos dificuldades para poder sair custeio e para poder arcar com os compromissos de contas. Eu acho que isso não afeta somente o dono da empresa, mas os funcionários, pessoas que moram na cidade, no supermercado, na padaria. Não está fácil para ninguém”, disse Julierme.

Os planos do trabalhador agrícola dependem em parte das chuvas e com confiança na natureza, mas espera que as primeiras colheitas já aconteçam em março deste ano. “A gente visa atingir a mesma meta ou até maior na produtividade de 2015 para 2016”, finalizou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui