Agricultores aprendem técnicas de cultivo de alimentos sem agrotóxicos

02/06/2013 12h31


Fonte G1

Na semana dos alimentos orgânicos foi realizado um dia de campo no assentamento Santana Nossa Esperança, Zona Rural de Teresina. Agrônomos e fiscais do Ministério da Agricultura ensinaram técnicas de cultivo de alimentos sem agrotóxicos.

Os moradores ficaram de olhos atentos a com cada explicação dos técnicos. Os agricultores aprenderam novas técnicas de plantio. Segundo Adriana Barreto, fiscal do Ministério da Agricultura, o foco estava no cultivo de alimentos orgânicos e conta com a colaboração de engenheiros agrônomos e outros profissionais da área. “Estamos tentando dar um apoio repassando práticas sustentáveis. Eles irão produzir os produtos na própria região sem trazer insumos externos à área de produção”, falou.

O encontro não ficou apenas na teoria, no dia de campo os agricultores acompanhados de técnicos puderam conhecer outras etapas da produção orgânica. De acordo com o engenheiro agrônomo Geyson Coutinho, com o processo ensinado os produtores conseguirão melhorar a produção. “Com essas práticas os alimentos produzidos na região terá mais qualidade. Estamos trabalhando a questão da compostagem, com organismos modificados e a carbonização da casca de arroz”, explicou.

No assentamento vários agricultores já cultivam os orgânicos. Francisco Alves da Silva, já cultiva orgânicos há seis meses e em pouco tempo pode perceber as vantagens. “O pessoal da capital estão vindo comprar aqui. Assim o nosso produto está sendo mais valorizado”, revelou o agricultor.

Felizes com a iniciativa e com a oportunidade de aprender mais e melhorar a produção, as famílias dos agricultores seguem empolgadas com o aprendizado das novas técnicas na certeza de colherem os benefícios. “Quando chegou a carbonização e a compostagem ficamos espantados no início, mas depois pegamos a prática podemos ver que a técnica é boa”, afirmou a agricultora Teresa de Moura.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui