Agespisa mobiliza leituristas no combate ao Aedes aegypti

01/03/2016 13h55


Fonte Governo do Piauí

Depois do intenso trabalho para detectar e eliminar possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti nas unidades que compõem a empresa tanto na capital quanto no interior, a Agespisa agora vai mobilizar os leituristas no combate ao mosquito. Esses profissionais serão orientados por epidemiologistas e sanitaristas da Secretaria de Estado da Saúde sobre a prevenção ao vetor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Em parceria com a Sesapi, a ação será realizada nesta quinta-feira (3), no auditório da companhia, a partir das 8h. “A iniciativa é mais um reforço no trabalho de conscientização sobre os cuidados que a população deve ter para evitar os focos de reprodução do mosquito”, destaca a diretora Administrativa da Agespisa, Edileusa Francisca da Silva .

A capacitação será dada aos servidores da Agespisa, encarregados de registrar o consumo e entregar a conta de água de casa em casa, os chamados leituristas. Ao todo, são 60 profissionais que assumirão, a partir do treinamento, o papel de multiplicadores no combate à dengue em Teresina.

Ao realizar esse trabalho utilizando os leituristas, a Agespisa ataca outro problema comum dos órgãos de saúde: as dificuldades com o acesso dos agentes às residências. Eles vão contribuir com o trabalho de distribuição de material educativo e de conscientização das famílias.

Ocorrências das doenças no Piauí

O número de municípios com notificação de casos suspeitos de dengue em 2016 cresceu 20,8% em relação ao mesmo período de 2015, passando de 48 para 58. Em Teresina, foram notificados 106 casos. Os dados foram divulgados pela Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Zika e chikungunya

Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados no Piauí seis casos de chikungunya, todos em Teresina. Nenhum caso de zika vírus foi registrado no estado nesse mesmo período.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook