Agespisa é a 10ª empresa mais reclamada no Procon do Piauí

19/10/2016 08h05


Fonte G1 PI

Diante das constantes panes na rede de abastecimento de água em Teresina, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI) cobrou por meio de audiências que a Agespisa apresente medidas e soluções emergenciais para regularizar o abastecimento de água. De 1º de janeiro até 6 de setembro deste ano, última atualização do sistema, foram 149 reclamações geradas no órgão.

Na terça-feira (18) os teresinenses amanheceram sem água nas torneiras. Um curto-circuito num dos transformadores da Estação de Tratamento de Água (ETA) danificou a parte elétrica. Uma ave teria provocado o acidente que afetou produção das 0h às 5h. Esta é a segunda pane elétrica registrada em menos de 40 dias na mesma estação. No dia 11 de setembro, um problema no sistema de captação de água bruta também deixou os teresinenses desabastecidos por mais de 24 horas.

Imagem: Divulgação/AgespisaAgespisa é a 10ª empresa mais reclamada no Procon do Piauí.(Imagem:Divulgação/Agespisa)Agespisa é a 10ª empresa mais reclamada no Procon do Piauí.

A conciliadora e membro da assessoria jurídica do Procon-PI Lívia Leodido, disse que estes e outros casos vêm sendo acompanhados. Desde a última audiência, realizada no dia 28 de setembro, a Agespisa ainda não havia apresentado relatório contendo medidas emergenciais a serem feitas no sistema. O relatório deveria ser apresentado num prazo de 15 dias.

“São inúmeros processos em andamentos por conta da falta de água em Teresina e que já geraram ação civil pública. Os consumidores têm feito as reclamações, que são abertos processos administrativos, que visam buscar soluções e podem gerar multas e diversas penalidades”,
pontuou a conciliadora.

Neste ano, esse número de reclamações contra a Agespisa chegou 147. A companhia ocupa a 10ª posição em números de reclamação na lista do Procon.

No dia 3 de novembro a Agespisa deve apresentar novo relatório. Desta vez, contendo um plano de ação mais amplo e com medidas eficazes. Por meio da assessoria de imprensa, a Agespisa informou que o plano de ação foi entregue na segunda-feira (17).

Tópicos: medidas, agespisa, procon