Agespisa autoriza sobretaxa e bônus em cidades com racionamento de água

15/07/2017 08h04


Fonte Cidadeverde.com

A Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A) autorizou a sobretaxa e bônus nas contas dos consumidores que estão em áreas de racionamento de água.

No Estado, 27 municípios enfrentam crise hídrica e os moradores serão obrigados a economizar, caso contrário terão reajuste em suas tarifas.

Com barragens atuando em volume morto e sem previsão de chuvas, o governador Wellington Dias (PT) baixou portaria decretando o racionamento. A medida impopular determina que a família só poderá consumir 75 litros de água por dia, o que corresponde a 6 metros cúbicos de água por mês.

Pela nova tarifa, os consumidores dos 27 municípios que consumirem até 6 metros cúbicos de água pagarão uma tarifa social de apenas R$ 5,00. Antes do racionamento - até o consumo de 10 metros cúbicos - a taxa era de R$ 11,82. A categoria atingida é principalmente as famílias beneficiadas com os programas do governo federal como Bolsa Família.

Imagem: Cidadeverde.comAgespisa autoriza sobretaxa e bônus em cidades com racionamento de água.(Imagem:Cidadeverde.com)

Quem sair da faixa terá uma sobretaxa na conta, que visa punir os "gastões" pelo uso excessivo de água. A política do bônus é para a população economizar mais ainda e evitar o colapso hídrico.

O superintendente de gestão comercial da Agespisa, Raimundo José de Freitas Silva, explicou que a sobretaxa é um preço adicional por metro cúbico em excesso de água consumida.

"A isenção de taxa não faz sentido neste momento de racionamento. O espírito é de recuar no consumo para ter condições de abastecimento de água e evitar o desabastecimento da população"
, disse Raimundo José.

"É também um chamamento para a população evitar o desperdício, que reduza o consumo de água até que as chuvas abasteçam novamente os mananciais",
ressaltou o superintendente.

A decisão do bônus e da sobretaxa foi aprovada em consenso com as entidades que participam da força tarefa como Defesa Civil e Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A nova tarifa passou a valer a partir do dia 1º de julho.

Estado de emergência

No Estado mais de 60 municípios estão em estado de emergência, devido a seca. As barragens com níveis mais críticos de volume de água são Piaus, em São Julião, Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, Açude da Joana, em Pedro II e Bocaína.

O racionamento atinge mais de 35 mil famílias no semiárido piauiense.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews