Aftosa: Adapi desenvolve estratégias com veterinários e coordenadores para campanha de vacinação

15/03/2024 15h38


Fonte Governo do Piauí

Com o pleito do Piauí para que se torne um estado livre da aftosa sem vacinação, uma série de ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi). Nesta sexta-feira (15), a Coordenação de Educação Sanitária da Adapi realizou uma reunião virtual com veterinários e coordenadores das Unidades de Saúde Animal e Vegetal (USAV) do interior, para determinar estratégias que devem ser adotadas na execução da última campanha de vacinação, que será realizada no estado de 1º a 30 de abril, sem prorrogação.

Elyne Dantas, coordenadora de Educação Sanitária, esclarece que as medidas têm como objetivo garantir o total cumprimento das determinações estipuladas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“Nessa reunião, nós delimitamos estratégias, no sentido de quais materiais vamos utilizar, de buscar apoio junto às instituições, prefeituras, produtores rurais das regiões e sindicatos, nesse momento crucial. Buscar a conscientização de todos, para que trabalhem juntos e em consonância para a concretização desse passo importante, que é uma das etapas que precisamos passar para que possamos alcançar esse novo status sanitário que é tão importante para o estado do Piauí e para a economia do Brasil”, disse a coordenadora.

Abdias Último, coordenador da USAV de Jaicós, destacou a importância do engajamento de todas as regionais para o sucesso da campanha. “A participação de todos é crucial. Nós, que estamos na ponta, tratando diretamente com os produtores nos municípios, iremos ampliar a divulgação da campanha em nossas regiões, uma vez que ela será curta e, precisamos do empenho de cada um para auferir bons resultados de cobertura vacinal. Dessa forma, iremos intensificar e conclamar os criadores, para que compareçam e vacinem o rebanho dentro do prazo. Nós, coordenadores, iremos receber cartilhas e informativos para que possamos difundir e repassar informações importantes para o criador”.

Na mesma data, foi realizada uma reunião com os distribuidores de vacinas contra a febre aftosa. Entre as pautas discutidas, estão a disponibilidade das vacinas, que serão comercializadas a partir de 1º de abril, e os cuidados para evitar o desabastecimento do imunizante nas lojas dos municípios e estado.

“Ficamos felizes em participar e contribuir com esse momento. Nós, como empresa distribuidora da vacina, assumimos o compromisso de ajudar no sucesso desta campanha, fortalecendo a parceria com a Adapi, no intuito de fortalecer o setor agropecuário do nosso estado”, afirmou Aline Monteiro, médica veterinária da empresa Teresina Agrícola.

Além do Piauí, os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do estado do Amazonas também realizam, em abril, a última etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa.

Tópicos: campanha, estado, adapi