Aeronave é usada para combater incêndios na BR-343 em Teresina

16/10/2016 09h10


Fonte G1 PI

A aeronave, solicitada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí ao governo Federal na sexta-feira (14), chegou na manhã de sábado (15) em Teresina. A aeronave foi solicitada para ser utilizada no controle das queimadas que tem atingido todo o Piauí e a capital Teresina. Ainda segundo a Secretaria, outras duas aeronaves ainda devem chegar ao Estado.

A primeira aeronave já atuou durante toda a manhã no combate a três incêndios: no Povoado Cacimba Velha, Povoado Soturno e Povoado Gávea, todos na BR-343. A segunda aeronave, que está sendo aguardada, vem do Pará e deve chegar até final da tarde deste sábado (15) e a outra é da Polícia Rodoviária Federal e deve chegar nos próximos dias.

De acordo com o secretário de segurança Fábio Abreu, a aeronave está atuando nas áreas de difícil acesso. “As aeronaves vão atuar principalmente nas áreas onde o Corpo de Bombeiros tem dificuldade de acesso. O comandante dos bombeiros me disse que existem locais em que as viaturas não conseguem chegar e o combate deve ser feito no foco de incêndio. Com as aeronaves, esse trabalho poderá ser realizado com mais êxito”, explicou o secretário.

Imagem: Reprodução/TV ClubeEquipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalham no combate ao fogo.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Equipes do Corpo de Bombeiros ainda trabalham no combate ao fogo.

De acordo com o major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, a ajuda é de grande importância. "Já foram mais de 10 mil litros usados durante a manhã e essa força alivia um pouco o nosso trabalho. Estamos com mais de 6 horas seguidas de combate a incêndios smente hoje (15). Nosso objetivo é conter para não chegar próximo das residências e com a ajuda estamos conseguindo. O trabalho está bastante complicado, pois trabalhams com temperatuda de 45 graus e o vento forte e quente também atrabalha", disse.

A aeronave da Polícia Militar do Piauí também está sendo utilizada para auxiliar os trabalhos de combate ao fogo. A aeronave sobrevoa a área e mostra os pontos específicos para que a água seja despejada.

Nos últimos três dias, o Corpo de Bombeiros registou mais de 60 ocorrências apenas em Teresina e arredores. A instituição reforçou a equipe que realiza o combate às chamas, com 10 homens, somando 25 bombeiros em cada ação. O governador Wellington Dias liberou recursos para a compra do horário de folga dos bombeiros e solicitou o reforço do Exército Brasileiro, da Defesa Civil, das brigadas voluntárias e da Polícia Militar.

Tópicos: bombeiros, fogo, combate