Advogado envolvido em acidente deixou uma pessoa morta e três feridas toma posse como diretor-tesour

04/01/2022 14h27


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoAdvogado Marcus Vinicius Nogueira disse que está abalado com o acidente(Imagem:Reprodução)Advogado Marcus Vinicius Nogueira disse que está abalado com o acidente

A nova diretoria da OAB Secção Piauí (OAB-PI) foi empossada na segunda-feira (3), durante solenidade realizada na sede da instituição, em Teresina. Entre os empossados estava o advogado Marcus Nogueira, envolvido no acidente que matou um homem e deixou duas mulheres e uma bebê de 9 meses feridas em dezembro de 2021.

Em nota, a instituição informou que não detém autonomia para afastar de suas atribuições qualquer advogado regularmente eleito, sem prévia condenação definitiva. Veja a íntegra da nota ao fim da reportagem.

Usando uma tornozeleira eletrônica, o advogado assumiu o cargo de diretor-tesoureiro, para um mandato de três anos. No evento, o presidente reeleito da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, foi empossado, assim como a nova diretoria, os novos Conselheiros Seccionais e a Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), eleitos para o triênio 2022/2024.

Marcus Nogueira fez parte da chapa de Celso Barros que foi eleita no dia 21 de novembro de 2021, onde ele disputou no cargo de diretor-tesoureiro.

Em nota a assessoria da OAB Piauí afirmou que o advogado não possui processo ou condenação disciplinar no âmbito da OAB que o impossibilite de ser empossado no cargo para o qual foi eleito.

"Desta forma, nos termos das disposições Estatutárias e Regulamentares, a instituição não detém autonomia para afastar de suas atribuições qualquer advogado regularmente eleito, sem prévia condenação disciplinar em definitivo. Por fim, ressaltamos que a OAB Piauí segue aguardando a apuração dos fatos pela Justiça", informou aOAB.

O acidente

Marcus Nogueira era presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PI, quando se envolveu em um acidente no dia 2 de dezembro de 2021, em um cruzamento localizado no bairro Piçarra, na Zona Sul de Teresina. No acidente um homem morreu, duas mulheres e uma criança de 9 meses ficaram feridas. A criança chegou a ficar 27 dias internada após o acidente.

Marcus Vinícius foi preso no mesmo dia e passou por audiência de custódia. O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, o Barêtta, informou que o advogado foi autuado por homicídio doloso na Central de Flagrantes.

No auto de prisão em flagrante consta que Marcus Vinícius Nogueira se negou a fazer o teste de alcoolemia e não obedeceu aos comandos do médico, mas não era possível detectar estado de embriaguez.

Ele foi posto em liberdade após pagar uma fiança de R$ 15 mil, com determinação para o cumprimento de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica. Ele ainda chegou a ser afastado da presidência da Comissão de Prerrogativas.

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa está responsável pela investigação do caso.

Nota da OAB

A OAB Piauí esclarece que o Advogado Marcus Nogueira tomou posse no cargo de Diretor-Tesoureiro, para o qual foi eleito democraticamente pelos Advogados(as), no dia 21 de novembro de 2021. Pelo regulamento geral, a posse dos eleitos deve acontecer até o terceiro dia útil de janeiro do ano posterior à eleição.

A Seccional destaca ainda que o Advogado Marcus Nogueira não possui processo ou condenação disciplinar no âmbito da OAB que o impossibilite de ser empossado no cargo para o qual foi eleito e que, desta forma, nos termos das disposições Estatutárias e Regulamentares, a instituição não detém autonomia para afastar de suas atribuições qualquer Advogado regularmente eleito, sem prévia condenação disciplinar em definitivo.

Por fim, ressaltamos que a OAB Piauí segue aguardando a apuração dos fatos pela Justiça.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews