Advogadas registram B.O. após supostas ameaças de marido da vice-presidente da OAB-PI

23/08/2022 09h41


Fonte 180graus

Imagem: DivulgaçãoAdvogadas registram B.O. na Delegacia Geral(Imagem:Divulgação)

Um episódio de desrespeito em um grupo de WhatsApp da OAB-PI ocorreu nesse domingo (21/08) em Teresina. O advogado F. da S.F. foi quem supostamente proferiu xingamentos a quatro advogadas que participavam do grupo não institucional intitulado “OAB Piauí 2” e agora está sendo acusado de ameaça, difamação e injúria.

Em áudios obtidos pelo 180graus nessa segunda-feira (22/08), o advogado que também é marido da vice-presidente da OAB-PI, chama uma das advogadas do grupo de "vagabunda, escrota, puta, pilantra, rapariga". “Conhece teu lugar, vagabunda. Tu nem me conhece escrota, tu tem coragem ou tua família tem coragem? Diz onde é, que hora é. Me respeita, pilantra, puta, escrota. Pois a senhora dê parte ou então mande um macho da sua casa vir onde eu estou porque atitudes como as suas são de puta, rapariga", disse o advogado.

“Me respeite sua vagabunda, sua escrota, me respeite sua cachorra. Na tua raça não tem macho para bater na minha boca não, agora se tiver me diz o endereço, vagabunda, pilantra, escrota, cachorra, me diz onde está para eu ir lá agora”, disse F. da S.F. em outro momento.

Ouça todos os áudios na íntegra:


Registro da ocorrência

As advogadas Júlia Barroso, Glenda Uchoa, Francisca Patrícia e Ravenna Mendes compareceram na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Piauí para registrar boletins de ocorrência contra F. da S.F. pelos crimes de ameaça, difamação e injúria

Outro lado

O 180graus procurou o advogado F. da S.F. para prestar maiores esclarecimentos sobre o caso, que retornou o contato imediatamente e explicou sua versão dos fatos. Segundo o advogado, os ataques iniciaram por parte de uma das advogadas no grupo WhatsApp, e ele acabou revidando na mesma moeda, culminando nos áudios que foram divulgados.

"Quero enfatizar que fui provocado primeiramente, fui atingido na minha moral e na minha honra, eu a minha esposa e minha família e por isso eu revidei da forma que revidei. Vou aguardar os acontecimentos, as autoridades vão tomar as providências, acabei de prestar um boletim de ocorrência contra a advogada pelos atos que ela também praticou e aguardar que o desfecho seja da melhor maneira possível",
disse F. da S.F. ao 180graus.

A advogada citada seria Ravenna Mendes.

Confira o B.O. registrado pelo advogado:
B.O. registrado pelo advogado.(Imagem:Reprodução)

O que diz a OAB-PI?

A OAB Piauí emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso afirmando que não compactua com posições pessoais depreciativas e repudia qualquer tipo de violência de gênero. Confira:

Nota de Esclarecimento

Diante dos fatos ocorridos no grupo de Whatsapp não institucional intitulado “OAB Piauí 2”, na noite do domingo (21/08), a Presidência da OAB Piauí determinou, de ofício, ao Tribunal de Ética e Disciplina, a instauração de procedimento administrativo para apuração de todas as condutas incompatíveis com o exercício e a dignidade da advocacia no episódio mencionado.

Por oportuno, determinou ainda a apuração da utilização indevida de símbolos e nomenclaturas privativos da Ordem dos Advogados do Brasil.

A OAB-PI, ao tempo em que não compactua com posições pessoais depreciativas da dignidade da pessoa humana e da advocacia, repudia veementemente todos os tipos de violências de gênero, especialmente contra a mulher.

A Ordem trabalha diariamente pela preservação de direitos e tem como obrigação moral zelar pela ética e por resguardar os direitos da advocacia, indistintamente.

Dessa forma, a instituição reitera a disposição para, através da Comissão da Mulher Advogada e de todos os seus órgãos, adotar as providências necessárias à restauração do equilíbrio e do decoro, a exemplo das medidas já adotadas.

Celso Barros Coelho Neto
Presidente da OAB-PI


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: advogado, grupo, advogadas