Adolescente em tratamento contra o câncer realiza festa de 15 anos com ajuda de voluntários
30/09/2022 08h51Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo
Débora comemorou seus 15 anos em Teresina após doações.
Débora comemorou seus 15 anos em Teresina após doações.A estudante Débora Pereira comemorou na última terça-feira (27) a sua tão sonhada festa de 15 anos após doações realizadas por colaboradores da Rede Feminina do Piauí. A mãe da jovem, economizou 6 mil reais nos últimos três anos para realizar o sonho de Débora, mas após a descoberta de um câncer na perna da estudante em 2021, o dinheiro foi usado no tratamento e a festa que seria realizada este ano teve que ser cancelada.
Em conversa com o g1, Débora que mora em Luís Correia, 349 km ao norte do estado, com a mãe Jaqueline Pereira e o irmão Miguel, de 8 anos, contou que sua mãe começou a economizar o dinheiro há três anos para realizar a festa.
"Ela começou a economizar quando eu tinha 12 anos, e conseguiu juntar 6 mil. Mas os exames que eu fiz para descobrir (a doença) foi tudo particular. E acabou que gastou tudo, com viagem, exames. Só a minha biópsia foi 2 mil reais. Teve que vender algumas coisa para ir para Teresina. Porque só em Parnaíba foi gasto 6 mil", contou ela.
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo
Débora durante sua festa de 15 anos em Teresina.
Débora durante sua festa de 15 anos em Teresina.O sonho de Débora foi realizado no momento em que ela começou a fazer o tratamento de quimioterapia em Teresina, o que acontece toda semana, desde dezembro de 2021. Ela falou da emoção e relembrou o momento em que soube do presente que ganhou de um "anjo".
Assim é como ela chama Silvana Silva, voluntária da Rede Feminina há 22 anos, entidade filantrópica que assiste pacientes que estão em tratamento para câncer no estado do Piauí. Quando conheceu a voluntária, Débora já estava conformada de que não teria mais o aniversário por conta dos gastos com o tratamento.
“Eu conheci a Silvana no dia do meu aniversário, em 2 de agosto, que eu passei o dia todo no hospital por conta do tratamento, e à noite eu tava esperando o carro para voltar para a Casa de Maria. Eu só queria um book [um álbum de fotos], e ela me perguntou se eu queria uma festa, e quando eu disse que sim, ela falou: pois vamos fazer essa festa. Eu não acreditei que seria possível”, lembrou Debora.
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo
Débora durante seção de fotos para seus 15 anos em Teresina.
Débora durante seção de fotos para seus 15 anos em Teresina.Débora contou que a partir desse dia, não esqueceu mais da ajuda e do trabalho que foi realizado pela equipe da Casa de Maria para produzir a festa. A estudante não soube dos detalhes da decoração, tudo foi surpresa para ela e seus convidados, incluindo a mãe, uma amiga e uma tia.
“Eu vou levar o que eu vivi pro resto da minha vida, foi muito mais do que eu imaginei. Nunca vou esquecer. Eu tô apaixonada”, comemorou Débora.
Sonho de infância
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo
Débora e sua mãe durante festa de 15 anos em Teresina.
Débora e sua mãe durante festa de 15 anos em Teresina.A mãe de Débora, Jaqueline, falou da emoção que sentiu ao ver a filha realizando seu sonho de infância, principalmente ao saber das lutas enfrentadas pelas duas nos últimos anos.
"Eu não tenho nem palavras para demonstrar a emoção que eu passei lá, sou muito grata a todos que fizeram aquela festa. Eu não esperava que seria daquele jeito, quando eu cheguei lá, eu fiquei tão emocionada que não sabia nem o que fazer. Quando eu vi a Débora entrando foi outra emoção muito forte, me pediram para falar, mas eu não conseguia, porque a emoção tava muito forte. E até agora ainda tô, porque quem tá enfrentando uma batalha como a nossa e receber uma festa como foi, a gente fica muito emocionada", relembrou Jaqueline.
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo
Débora comemorando seu aniversário de 15 anos em Teresina.
Débora comemorando seu aniversário de 15 anos em Teresina.Ainda em êxtase por conta da emoção vivida na noite anterior, Débora descreveu a emoção que sentiu e a ansiedade da espera pelo aguardado momento.
"Eu fiquei tão ansiosa que não consegui dormir de domingo para segunda. Acordei todo mundo ainda de madrugada. O vestido foi eu que escolhi, porque eu gosto de coisa rodada, a maquiagem foi feita pela amiga da Dona Odélia, mas eu derreti ela toda chorando antes de entrar quando vi a minha mãe. Eu sei que é eu e ela e ela e eu (sic)", se emocionou Débora.
Tratamento em Teresina
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo
Débora em seção de fotos para seu aniversário de 15 anos em Teresina.
Débora em seção de fotos para seu aniversário de 15 anos em Teresina.Débora explicou que sai de Luís Correia ainda de madrugada na ambulância com destino a Teresina para realizar a seção de quimioterapia. Segundo ela, a cirurgia na perna esquerda, em que tem um tumor, foi descartada pela equipe médica no momento.
"Eu chego em Teresina por volta das 6 da manhã, aí tomo café e vou para o hospital, e lá faço a quimioterapia que dura umas duas horas no máximo, aí depois a van me leva para Casa de Maria, e aí depois eu volto de tardezinha para Luis Correia" explicou Débora.
A estudante contou ainda que a mãe precisou parar de trabalhar como artesã para acompanhá-la no tratamento feito na capital, e Miguel, fica com a avó. Em Teresina, mãe e filha são acolhidas pela Casa de Maria.
"A gente só recebe o bolsa família e ajuda da família da minha mãe. Ela está tentando ver se dá certo o meu benefício. E Deus, Deus que sustenta a gente", disse Débora.
O tratamento de Débora não tem previsão para encerrar, e estudante segue conciliando a rotina de quimioterapias semanalmente na capital do estado com os estudos, atualmente ela está no 7º ano do ensino fundamental e deseja fazer faculdade de direito no futuro.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews












