Adolescente em tratamento contra o câncer realiza festa de 15 anos com ajuda de voluntários

30/09/2022 08h51


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/ Felícia AraújoDébora comemorou seus 15 anos em Teresina após doações.(Imagem:Reprodução/ Felícia Araújo)Débora comemorou seus 15 anos em Teresina após doações.

A estudante Débora Pereira comemorou na última terça-feira (27) a sua tão sonhada festa de 15 anos após doações realizadas por colaboradores da Rede Feminina do Piauí. A mãe da jovem, economizou 6 mil reais nos últimos três anos para realizar o sonho de Débora, mas após a descoberta de um câncer na perna da estudante em 2021, o dinheiro foi usado no tratamento e a festa que seria realizada este ano teve que ser cancelada.

Em conversa com o g1, Débora que mora em Luís Correia, 349 km ao norte do estado, com a mãe Jaqueline Pereira e o irmão Miguel, de 8 anos, contou que sua mãe começou a economizar o dinheiro há três anos para realizar a festa.

"Ela começou a economizar quando eu tinha 12 anos, e conseguiu juntar 6 mil. Mas os exames que eu fiz para descobrir (a doença) foi tudo particular. E acabou que gastou tudo, com viagem, exames. Só a minha biópsia foi 2 mil reais. Teve que vender algumas coisa para ir para Teresina. Porque só em Parnaíba foi gasto 6 mil",
contou ela.
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo  Débora durante sua festa de 15 anos em Teresina.(Imagem:Reprodução/ Felícia Araújo ) Débora durante sua festa de 15 anos em Teresina.

O sonho de Débora foi realizado no momento em que ela começou a fazer o tratamento de quimioterapia em Teresina, o que acontece toda semana, desde dezembro de 2021. Ela falou da emoção e relembrou o momento em que soube do presente que ganhou de um "anjo".

Assim é como ela chama Silvana Silva, voluntária da Rede Feminina há 22 anos, entidade filantrópica que assiste pacientes que estão em tratamento para câncer no estado do Piauí. Quando conheceu a voluntária, Débora já estava conformada de que não teria mais o aniversário por conta dos gastos com o tratamento.

“Eu conheci a Silvana no dia do meu aniversário, em 2 de agosto, que eu passei o dia todo no hospital por conta do tratamento, e à noite eu tava esperando o carro para voltar para a Casa de Maria. Eu só queria um book [um álbum de fotos], e ela me perguntou se eu queria uma festa, e quando eu disse que sim, ela falou: pois vamos fazer essa festa. Eu não acreditei que seria possível”,
lembrou Debora.
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo  Débora durante seção de fotos para seus 15 anos em Teresina.(Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo ) Débora durante seção de fotos para seus 15 anos em Teresina.

Débora contou que a partir desse dia, não esqueceu mais da ajuda e do trabalho que foi realizado pela equipe da Casa de Maria para produzir a festa. A estudante não soube dos detalhes da decoração, tudo foi surpresa para ela e seus convidados, incluindo a mãe, uma amiga e uma tia.

“Eu vou levar o que eu vivi pro resto da minha vida, foi muito mais do que eu imaginei. Nunca vou esquecer. Eu tô apaixonada”,
comemorou Débora.

Sonho de infância
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo  Débora e sua mãe durante festa de 15 anos em Teresina.(Imagem:Reprodução/ Felícia Araújo ) Débora e sua mãe durante festa de 15 anos em Teresina.

A mãe de Débora, Jaqueline, falou da emoção que sentiu ao ver a filha realizando seu sonho de infância, principalmente ao saber das lutas enfrentadas pelas duas nos últimos anos.

"Eu não tenho nem palavras para demonstrar a emoção que eu passei lá, sou muito grata a todos que fizeram aquela festa. Eu não esperava que seria daquele jeito, quando eu cheguei lá, eu fiquei tão emocionada que não sabia nem o que fazer. Quando eu vi a Débora entrando foi outra emoção muito forte, me pediram para falar, mas eu não conseguia, porque a emoção tava muito forte. E até agora ainda tô, porque quem tá enfrentando uma batalha como a nossa e receber uma festa como foi, a gente fica muito emocionada",
relembrou Jaqueline.
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo  Débora comemorando seu aniversário de 15 anos em Teresina.(Imagem:Reprodução/ Felícia Araújo ) Débora comemorando seu aniversário de 15 anos em Teresina.

Ainda em êxtase por conta da emoção vivida na noite anterior, Débora descreveu a emoção que sentiu e a ansiedade da espera pelo aguardado momento.

"Eu fiquei tão ansiosa que não consegui dormir de domingo para segunda. Acordei todo mundo ainda de madrugada. O vestido foi eu que escolhi, porque eu gosto de coisa rodada, a maquiagem foi feita pela amiga da Dona Odélia, mas eu derreti ela toda chorando antes de entrar quando vi a minha mãe. Eu sei que é eu e ela e ela e eu (sic)",
se emocionou Débora.

Tratamento em Teresina
Imagem: Reprodução/ Felícia Araújo  Débora em seção de fotos para seu aniversário de 15 anos em Teresina.(Imagem:Reprodução/ Felícia Araújo ) Débora em seção de fotos para seu aniversário de 15 anos em Teresina.

Débora explicou que sai de Luís Correia ainda de madrugada na ambulância com destino a Teresina para realizar a seção de quimioterapia. Segundo ela, a cirurgia na perna esquerda, em que tem um tumor, foi descartada pela equipe médica no momento.

"Eu chego em Teresina por volta das 6 da manhã, aí tomo café e vou para o hospital, e lá faço a quimioterapia que dura umas duas horas no máximo, aí depois a van me leva para Casa de Maria, e aí depois eu volto de tardezinha para Luis Correia" explicou Débora.

A estudante contou ainda que a mãe precisou parar de trabalhar como artesã para acompanhá-la no tratamento feito na capital, e Miguel, fica com a avó. Em Teresina, mãe e filha são acolhidas pela Casa de Maria.

"A gente só recebe o bolsa família e ajuda da família da minha mãe. Ela está tentando ver se dá certo o meu benefício. E Deus, Deus que sustenta a gente",
disse Débora.

O tratamento de Débora não tem previsão para encerrar, e estudante segue conciliando a rotina de quimioterapias semanalmente na capital do estado com os estudos, atualmente ela está no 7º ano do ensino fundamental e deseja fazer faculdade de direito no futuro.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: tratamento, festa, sonho