Adolescente desaparecida há 50 dias no PI era amiga de jovem morta após cavar a própria cova

29/04/2021 14h49


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoFamília recebeu foto da jovem com uma arma apontada para ela, uma semana depois de ela desaparecer.(Imagem:Reprodução)Família recebeu foto da jovem com uma arma apontada para ela, uma semana depois de ela desaparecer.

A família da adolescente Gisele Vitória da Silva Sampaio, de 17 anos, desaparecida há mais de 50 dias, informou que ela era amiga muito próxima de Joyce Ellen, 16 anos, encontrada morta em uma cova que ela mesma foi obrigada a cavar. Segundo a família de Gisele, as duas conviviam bastante desde que Gisele tinha 14 anos.

As Polícias do Piauí e do Maranhão ainda não relacionam as mortes das amigas, mas estão investigando o desaparecimento de Giselle e a morte de outras quatro jovens.

Cinco jovens mortas ou desaparecidas em menos de dois meses

• Gisele Vitória desaparece no dia 8 de março
Gisele desapareceu no dia 8 de março, depois de sair da casa da avó, na Zona Norte de Teresina. No último contato que a adolescente fez com a família, por mensagens, ela afirmou que seria morta e pediu para ver o filho, de 2 anos.

"Cadê o meu filho? Vão me matar", foi a mensagem enviada por ela, segundo a mãe.

A família de Giselle contou ao G1 que percebeu mudanças no comportamento da menina meses antes do desaparecimento. A adolescente demonstrava estar angustiada e com medo, e havia revelado à mãe que estava sofrendo ameaças de morte, mas não quis dar detalhes sobre quem estaria ameaçando ou por quais motivos.

"A gente saía e ela estava o tempo todo olhando para os lados, com medo, assustada. Ela dizia estou em uma situação difícil, vão me matar, mas não dizia quem e nem porquê. A gente não sabe o que aconteceu e nem o que motivou isso. Quando a gente perguntava, ela dizia me deixa e não deixava a gente ver o celular dela, que ela usava o tempo todo, sem dizer com quem estava falando", declarou a família.

A família de Giselle acredita que ela foi sequestrada e assassinada, e vê indícios da relação do assassinato com as outras mortes de adolescentes achadas enterradas em Timon (MA), cerca de duas semanas depois. Contudo, eles não têm suspeitas de quem seria o responsável pela morte da jovem.

• Joyce Ellen e Maria Eduarda são achadas mortas em 21 de março
Joyce Ellen, de 16 anos, foi achada morta junto com Maria Eduarda, de 17 anos, em Timon, no Maranhão, no dia 21 de março. Joyce e Gisele moravam em bairros próximos, na Zona Norte de Teresina e eram muito amigas.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, Joyce e Maria Eduarda foram obrigadas a cavar as covas onde foram enterradas, antes de serem mortas.

“Elas eram muito próximas, andavam juntas há muito tempo, gostavam de ir pra festas juntas. Giselle chegou a ir na festa de aniversário de 15 anos da Joyce e a mãe da Joyce seria madrinha do filho da Gisele. A gente acredita que elas [Joyce e Maria Eduarda] foram mortas porque sabiam algo sobre o desaparecimento da Giselle”, disseram familiares da garota.

Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrava Joyce e Maria Eduarda cavando uma cova e uma mulher perguntava: "Quem foi que pegou a irmã? A Sereia?". Elas indicaram o nome de um rapaz, que ainda não foi apontado pela polícia, oficialmente, como suspeito de envolvimento no caso.

• Valdirene Melo é achada morta no dia 12 de abril
O segundo crime a vir à tona foi o assassinato de Valdirene Melo de Jesus, de 27 anos, achada morta em 12 de abril. Ela era vizinha da mãe de Gisele, mas a família não sabe se ela tinha uma relação próximo com a adolescente. A Polícia Civil acredita que os casos não estejam relacionados.
Imagem: ReproduçãoValdirene Melo foi achada morta no dia 12 de abril.(Imagem:Reprodução)Valdirene Melo foi achada morta no dia 12 de abril.

Valdirene foi encontrada morta às margens do rio Poti, no bairro Mocambinho, depois que a Polícia Militar foi acionada por denúncias de que havia uma mulher em cárcere privado na região. Ao chegar ao local, os policiais encontraram homens abrindo uma cova. Eles trocaram tiros com os policiais e conseguiram fugir. A polícia encontrou a cova vazia e, a 500 metros de distância, o corpo de Valdirene.

Ainda segundo a família de Giselle, os vizinhos relatam que ela havia recebido ameaças depois que o companheiro dela foi assassinado na região, e que ela pode ter sido morta por se negar a se mudar do bairro. Valdirene teria sido mantida em cárcere e torturada por vários dias antes de ser morta.

• Mulher é presa em 23 de abril suspeita de comandar dupla execução
No dia 23 de abril, uma mulher foi presa no Rio Grande do Sul suspeita de ser a pessoa que comandou a execução de Joyce Ellen e Maria Eduarda. Segundo a investigação da Polícia Civil do Maranhão, a mulher era responsável pela manutenção da “disciplina” de uma facção criminosa.

• Tatiana Graziela é encontrada morta em 25 de abril
No dia 25 de abril, os policiais encontraram o corpo de Tatiana Graziela Rodrigues, de 16 anos, desaparecida havia cinco dias. A adolescente estava enterrada também às margens do rio Poti, região próxima a onde foi encontrado o corpo de Valdirene Melo.
Imagem: Reprodução/TV ClubeAdolescente Tatiana Graziela foi vítima de afogamento ou estrangulamento em Teresina, diz polícia.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Adolescente Tatiana Graziela foi vítima de afogamento ou estrangulamento em Teresina, diz polícia.

A família de Giselle não conhecia Tatiana, mas soube que havia uma relação entre ela e um rapaz com o mesmo nome mencionado como suspeito do desaparecimento de Gisele.

No dia 23 de abril, a Polícia Civil divulgou o nome de um suspeito de participar da morte de Tatiana, identificado como Ryan Rodrigues Paiva. A Polícia Civil não confirmou, até o momento, que o suspeito seja a mesma pessoa envolvida nos dois casos.

Investigações

Luana Alves, delegada titular do núcleo de feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa, informou que as investigações ainda não relacionam, necessariamente, os casos.

"Não podemos afirmar que estão relacionados, mas tudo está sendo investigado. Podemos dizer que as investigações dos casos da morte da Valdirene e da Tatiana já estão mais avançadas. No caso da Valdirene, apuramos que a morte estava relacionada com a participação dela em crimes. Quanto à morte da Tatiana, podemos até chegar à conclusão de um feminicídio, mas não posso afirmar isso por enquanto", declarou.

As mortes de Joyce e Maria Eduarda estão sob responsabilidade da Polícia Civil do Maranhão, que tem atuado no caso em parceria com a Polícia Civil do Piauí. Uma mulher já foi presa suspeita de comandar as mortes das jovens, mas as investigações continuam.

Quanto ao desaparecimento de Gisele, a delegada Luana Alves informou que a família da jovem ainda será chamada a depor, para iniciar as investigações. A família recebeu informações de que o corpo da jovem estaria enterrado próximo ao local onde Valdirene foi achada morta, mas a polícia ainda não localizou.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, suspeito, mortes