Adapi pretende imunizar quase 100% do rebanho contra febre aftosa

05/05/2015 08h05


Fonte G1 PI

A campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada oficialmente nesta terça-feira (5) no Piauí. Apesar do lançamento oficial ocorrer hoje, a vacinação do rebanho bovino piauiense teve início no dia 1º. O objetivo da Agência de Defesa de Agropecuária do Piauí (Adapi) é manter o índice de imunização superior a 90%.

De acordo com o gerente de defesa sanitária animal da Adapi, Idílio Moura, o Piauí conseguiu avanços significativos nos últimos anos em relação a proteção do rebanho. "O mais recente avanço conquistado foi o certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação", destacou o gerente.

Segundo ele, as campanhas no Piauí ocorrem duas vezes por ano, sempre nos meses de maio e novembro. Para o gerente, os criadores do estado precisam manter o nível de vacinação para garantir o status de área livre da doença.

"É preciso que os criadores vacinem seus animais nessa etapa, tendo em vista a necessidade de manter o índice de vacinação superior a 90%. Esse é o índice recomendado pelo Ministério da Agricultura e pela Organização Mundial de Saúde Animal para que o Piauí mantenha o status sanitário de área livre da aftosa",
falou.

Os criadores podem encontrar a vacina em estabelecimentos agropecuários e revendas veterinárias cadastradas na Adapi. Os criadores têm até o dia 31 deste mês para adquirir as doses e vacinar os animais. Devido o status de área livre da aftosa, os animais do Piauí podem ser comercializados livremente em outros estados.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui