Adapi inicia prevenção contra febre aftosa com menos animais a ser vacinados

05/11/2017 09h04


Fonte G1 PI

Está aberta até o fim do mês de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa no Piauí. A previsão do governo do Estado é que nesta etapa sejam vacinados 413 mil bovinos e bubalinos, número menor que na primeira etapa realizada em maio deste ano. Segundo o governo do Piauí a mudança está relacionada a uma nova estratégia para vacinação do rebanho.

No primeiro semestre a meta era de vacinar 1 milhão e 600 mil bovinos e bubalinos. A mudança, segundo o governo do Piauí, é relacionada a uma estratégia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que determina a vacinação em segunda etapa apenas para animais de até 24 meses. Na prática, o governo estima que 30% do rebanho será vacinado.

O Piauí já é considerado estado livre da aftosa com vacina, mas a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) espera que até o ano de 2020 consiga livre da doença sem vacinação, no entanto, para que isso aconteça o produtor precisa continuar vacinando os animais.

Contudo, o governo ressalta que independente de possuírem ou não animais dentro dessa faixa etária vacinável, os produtores deverão comparecer a Adapi. Ao se apresentarem à agência os produtores devem portar a documentação própria e de compra das vacinas para atualizar as informações dos animais mais velhos.