Acusado de matar criança de 5 anos no Piauí já deveria estar preso por outro crime, diz decisão

16/09/2020 14h45


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoRonysandro foi morto com golpes de faca.(Imagem:Reprodução)Ronysandro foi morto com golpes de faca.

Francisco de Assis Ferreira de Sousa já deveria estar preso, segundo decisão que converteu sua prisão em flagrante para prisão preventiva, nessa terça-feira (15). Ele é acusado de matar o menino Ronysandro, de 5 anos, no último domingo (13), na cidade de Colônia do Gurgueia, e a juíza Luciana Cláudia Medeiros, que converteu a prisão em preventiva, destacou que o homem já tinha mandado em aberto.

“A liberdade do acusado representa verdadeiro risco à ordem pública, haja vista o perigo de reiteração delitiva, evidenciado porque o mesmo já responde a várias ações penais no Estado do Piauí (...), existindo, inclusive, mandado de prisão em aberto contra ele. A existência de inquéritos policiais ou mesmo de processos penais pretéritos é suficiente para a decretação da prisão preventiva”, declarou a juíza na decisão.

No próprio site do Tribunal de Justiça do Piauí há contra ele diversos processos dos anos de 2009, 2018 e 2019. Eles dizem respeito a crimes de roubo e posse de drogas. O mandado seria relativo ao crime de roubo.

A magistrada levou em consideração a reincidência de Francisco nesses crimes e ainda a enorme gravidade do caso analisado: o assassinato de uma criança de cinco anos, filho do homem com quem o acusado disse ter um desentendimento.

“Como se isso não bastasse, a gravidade em concreto do crime atribuído ao custodiado é capaz de revelar sua extrema periculosidade. Trata-se de (...) homicídio praticado contra criança de cinco anos de idade que foi levada a local ermo e teve sua vida ceifada, provavelmente, por uma rixa anterior entre o flagrado e o genitor da vítima. As medidas cautelares diversas da prisão, é bom que se diga, não são suficientes para a garantia da paz social já abalada”, disse a juíza.

Ela determinou ainda que o homem fosse encaminhado ao presídio pela Polícia Civil.

“Homologo o auto de prisão constante (...) e converto em prisão preventiva Francisco de Assis Ferreira de Sousa, diante do real perigo que a sua liberdade impõe à ordem pública. Oficie-se ao Delegado de Polícia que preside o inquérito policial, comunicando a conversão do flagrante em prisão preventiva, bem assim para que adote providências para a remoção do indiciado para estabelecimento penal”, declarou.

Acusado tem traços de psicopatia, diz delegado
O suspeito foi preso na noite de segunda-feira (14) e confessou o crime, de acordo com a Polícia Civil. O delegado Marcelo Leal, da Gerência de Policiamento do Interior (GPI), disse que o homem relatou que a intenção do suspeito era matar o pai da criança.

"O pai da criança tem uma venda na cidade e no dia anterior teve uma discussão com esse suspeito, que é um indivíduo frio, apresenta traços até de psicopatia e o crime foi um motivo absurdo, banal", declarou o delegado.

Segundo Marcelo Leal, o suspeito confessou o crime e afirmou que na verdade ele foi atrás do pai do menino.

"Não encontrou o pai e acabou matando a criança com um golpe profundo de arma branca na altura do pescoço", contou o delegado.

O crime
O delegado informou que o menino estava brincando sozinho quando o suspeito se aproximou e levou ele até um matagal, onde o crime aconteceu. A família sentiu falta do menino por volta das 17h de domingo. A Polícia Militar foi comunicada por volta das 22h. Policiais e moradores fizeram buscas pelo menino na região.

Por volta das 00h da segunda (14), o corpo foi encontrado com uma perfuração no pescoço no matagal, próximo a um campo de futebol. O corpo do menino permaneceu no local até o meio-dia da segunda-feira, esperando a chegada da Polícia Civil para realização da perícia criminal.

Inicialmente, dois homens haviam sido presos suspeitos do crime. Após investigação, a polícia descartou o envolvimento dos dois no crime. Francisco de Assis foi preso depois que câmeras de segurança flagraram ele saindo da mata onde o menino foi achado morto.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: crime, menino, suspeito