Ação da Defensoria fará 30 mamografias por dia gratuitas

26/03/2018 08h33


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarAção da Defensoria fará 30 mamografias por dia gratuitas.(Imagem:Cidadeverde.com)

Mulheres em situação vulnerável, assistidas pela Defensoria Pública, podem realizar a mamografia gratuitamente entre os dias 26 e 28 de março (nesta segunda a quarta), em uma ação diferenciada realizada pela própria Defensoria. Além do exame, serão proferidas palestras de interesse das mulheres.

A ação é voltada para homenagear as mulheres no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. E as atividades serão realizadas na Casa de Núcleos da Defensoria onde fica instalado o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A Casa de Núcleos fica no cruzamento da Avenida Nossa Senhora de Fátima com a Rio Poti.

O Serviço Social do Comércio (Sesc), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) são parceiros do evento.

Os exames de mamografia serão realizados no caminhão do atendimento móvel do Sesc, que estará instalado em frente a Casa de Núcleos. Para ter acesso ao atendimento, as assistidas devem apresentar registro de nascimento, CPF e comprovante de endereço. Serão feitos 30 exames por dia.

A defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diz que a iniciativa pretende valorizar as mulheres que procuram a DPE. “Nossa intenção é realizar um acolhimento diferenciado às nossas assistidas, proporcionado a realização de um exame de importância fundamental para a saúde da mulher ao qual, muitas vezes devido ao alto grau de vulnerabilidade, elas não têm acesso. Na verdade a valorização da mulher acontece diariamente na Defensoria Pública a partir do primeiro atendimento até as áreas específicas que motivam a procura pela Instituição. Entendemos que a melhor forma de homenagear as mulheres é também prestando a elas um serviço qualificado, que busca garantir seus direitos”, afirma.

Confira a programação:

Segunda-feira (26):

9h: Plantão Psicológico com a professora Gina Quirino.
9h30: A professora Ana Rosa, Psicóloga da Universidade Estadual do Piauí abordará o tema Saúde Mental da Mulher.
10h: apresentação da Rede de Assistência à Saúde Mental por Gisele Martins do Nascimento, da Rede de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde.
10h30: palestra da Fundação Maria Carvalho Santos sobre câncer

Terça-feira (27):
9h: palestra do defensor público Rogério Newton de Carvalho Sousa sobre a atuação do Núcleo da Saúde em Tutela do Direito da Saúde da Mulher.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui