Academias do Piauí são fiscalizadas e uma é interditada pelo Procon

11/09/2014 08h56


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarMalhar em um local descredenciado pode prejudicar inclusive a saúde.(Imagem:G1 PI)Malhar em um local descredenciado pode prejudicar inclusive a saúde.

O Piauí tem atualmente 320 academias registradas, a maioria fica em Teresina. Mas segundo o Conselho Regional de Educação Física, pelo menos outras 20 atuam irregularmente. Nesta quarta-feira (10) foi feita fiscalização nesses estabelecimentos.

De acordo com José Arimatea Arêa Leão, fiscal do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), o primeiro passo é fazer uma advertência e só depois, caso as irregularidades continuem o local é multado.

“Na maioria dos estabelecimentos o problema é a falta de documentos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Prefeitura, além da falta de credenciamento no Conselho de Educação Física”, disse.

Charlie Maia, fiscal do Conselho Regional de Educação Física, o que poucas pessoas sabem é que malhar em um local descredenciado pode prejudicar inclusive a saúde. “Desde ocasionar pequenas lesões podendo levar até o extremo, que é a morte, devido a condução errada de um treinamento”, explicou.

Em uma das academias vistoriadas em Teresina foram encontradas várias irregularidades e o estabelecimento foi lacrado pelos ficais. “A proprietária terá que regularizar a situação para poder reabrir a academia. Caso ela venha a abrir antes de regularizar a documentação ela estará cometendo crime de desobediência, podendo ser até presa”, relatou o fiscal do Procon.

Quanto a academia que foi fechada, a Junta Comercial informou que uma empresa que apresenta toda a documentação exigida é liberada para funcionar em até dois dias.

Já a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul) repassou que após ser dada entrada no processo, é feita vistoria pelos setores de consulta prévia, fiscalização, meio ambiente, urbanismo e de obras e que a demora se dá porque a ação de um setor depende do resultado apresentado pelo órgão que fiscalizou a etapa anterior.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews