Abstenção no 2º turno cresce no PI e índice ultrapassa a média nacional

26/10/2014 22h39


Fonte G1 PI

Mais de 497 mil eleitores piauienses deixaram de votar no segundo turno das eleições deste domingo (26). Segundo os dados apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abstenção no estado chegou a 21,25%, e ultrapassou a média nacional que foi de 21,10%. O total de votos válidos foi de 1.768.980, votos brancos somaram 15.918 e nulos 61.334. No primeiro turno a abstenção foi de 18,90%.

Na capital Teresina, o número de eleitores que não foi às urnas neste domingo ultrapassou os 54 mil e o índice de abstenção foi de 10,79%. A cidade de Cristalância, extremo sul do estado, foi um dos municípios que registrou um dos mais altos índices de eleitores faltosos. Dos 5.386 eleitores aptos a votar, 1.679 não foram às urnas, o que equivale a 31,17%.

Neste domingo, a população piauiense foi às urnas para eleger o presidente da república.

O eleitor que faltou às eleições deve comparecer a um cartório eleitoral dentro do prazo de 60 dias para justificar a ausência. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o valor da multa é decidido pelo juiz eleitoral e pode variar entre R$ 3,51 e R$ 35,14.

Além de pagar a multa, o eleitor que não o fizer a justificativa poderá ter o título suspenso. A pessoa fica impedida de assumir cargo público; os empregados no serviço público não podem receber salário; não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade, nem renovar matrícula em estabelecimento público de ensino.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook