Abalroamento de postes já deixou mais de 300 mil clientes piauienses sem energia neste ano

05/10/2023 10h10


Fonte Equatorial Energia

Um levantamento realizado pela Equatorial Piauí apontou que de janeiro a agosto deste ano já foram registradas 489 ocorrências por abalroamento de postes em todo o estado. Por conta dos acidentes de trânsito envolvendo as estruturas de distribuição de energia, mais de 300 mil unidades consumidoras ficaram temporariamente sem energia nesses nove meses. Teresina lidera o ranking com 75 ocorrências, seguida por Luís Correia (20), Parnaíba (17) e União (17).

Os números de 2023 apontam para um cenário semelhante ao ano de 2022. Ano passado foram registradas 673 ocorrências provocadas por abalroamento, que deixaram mais de 500 mil unidades consumidoras sem energia. “Os dados são realmente alarmantes. Nos preocupa bastante como empresa porque tem custos elevados para recomposição da estrutura, além de serem vidas que em alguns casos, infelizmente, são perdidas”, afirma Abraão Galeno, Executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí.
Imagem: DivulgaçãoAbalroamento de postes já deixou mais de 300 mil clientes piauienses sem energia neste ano.(Imagem:Divulgação)Abalroamento de postes já deixou mais de 300 mil clientes piauienses sem energia neste ano.

Como a recomposição do sistema é complexa devido aos danos causados, o tempo de atendimento desse tipo de ocorrência também é maior. A Distribuidora alerta a população para os cuidados com a segurança em casos de acidentes de trânsito em que provoquem danos a postes de energia elétrica. A empresa orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Uma pesquisa divulgada pelo Governo do Estado, realizada no primeiro trimestre deste ano, apontou que Teresina é a cidade do estado com maior número de acidentes de trânsito. Os dados apontam que houve uma diminuição dos acidentes com vítimas fatais, mesmo com um expressivo aumento de acidentes provocados por condutores sob efeito de álcool e drogas.



Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: estado, acidentes, energia