80 doses de Coronavac para crianças de 3 e 4 anos venceram em Picos

03/09/2022 08h31


Fonte G1 PI

Imagem: SesapiVacina contra Covid para crianças de 3 a 4 anos chegam ao Piauí.(Imagem:Sesapi)Vacina contra Covid para crianças de 3 a 4 anos chegam ao Piauí.

80 doses de Coronavac que seriam aplicadas em crianças de 3 e 4 anos venceram na cidade de Picos, sul do Estado. Em nota, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o estado recebeu 30 mil doses de vacina com prazo de validade de 31 de agosto, mas destacou que nenhum piauiense tomou dose vencida e que os municípios foram alertados sobre a data. (Veja nota no final desta reportagem)

Em Picos, duas mil crianças estão aptas a receber a primeira dose do imunizante, e até esta sexta-feira (2) 670 foram imunizadas. Segundo Mariana Fontes, coordenadora de imunização do município, a cidade recebeu 900 doses, e para não perder as vacinas, as doses foram remanejadas para outros públicos.

“Durante três dias nós realizamos a aplicação para crianças de 3 e 4 anos. Infelizmente compareceram apenas 670 crianças, a gente esperava um público bem maior, com isso, para evitar a perda de doses a gente fez um remanejamento dessas vacinas para ser aplicadas como segunda e terceira dose. Lembrando que a Coronavac/Butantã pode ser aplicada como terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e aplicamos a segunda dose de todas as faixas etárias. Com isso tivemos uma perda de 80 doses ainda, das 900 que a gente havia recebido” explicou Mariana.

A coordenadora ainda falou que estão disponíveis doses com um prazo maior de validade e esperam a chegada de novas doses que serão aplicadas em crianças que não foram vacinadas.

“No momento a gente dispõe de 200 doses da coronavac/Butantã com o prazo de validade bem mais estendido e estamos aguardando chegar uma nova remessa para que a gente retome essa vacinação e consiga alcançar o restante das crianças que deixaram de se vacinar”, informou ela.

Mais doses vencidas
Imagem: Divulgação/Sesapi  Unidades de saúde funcionam em horário estendido em Governador Valadares.(Imagem: Divulgação/Sesapi ) Unidades de saúde funcionam em horário estendido em Governador Valadares.

De acordo com a vice presidente doo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Piauí (Consems), Leopoldina Cipriano, mais municípios devem estar com vacinas vencidas, mas o órgão ainda não foi notificado por nenhum deles.

A Sesapi informou que está sendo feito um levantamento para saber quais os municípios e quantas doses de vacinas venceram.

Nota da Sesapi

Um lote de 30 mil vacinas, remanejadas de outro estado e encaminhadas ao Piauí, pelo Ministério da Saúde, no mês de agosto, tinha validade até o dia 31 do mês passado.
Dessa forma, em comum acordo com o Consems, a Coordenação de Imunização, fez a distribuição apenas para os municípios mais populosos, que tinham capacidade de utilização dentro do período estabelecido pelo fabricante.

A Sesapi informa que as secretarias municipais tinham ciência da data de validade das vacinas e foram orientados a utilizar as doses apenas dentro do prazo determinado.

A Sesapi reitera que nenhum piauiense tomou ou tomará vacinas vencidas. A Coordenação de Imunização está fazendo o levantamento das doses não utilizadas. Todas as vacinas vencidas serão recolhidas e devolvidas para o Ministério da Saúde.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: vacinas, sesapi, doses